(Foto: Reprodução) |
Chegou ao fim a temporada da Fórmula E, a primeira sob chancela da FIA. Nyck de Vries, piloto da Mercedes, levou o título após terminar em 8º na última prova do ano, realizada neste domingo em Berlin, na Alemanha.
O holandês chegou na prova ocupando a 1ª colocação no geral, mas com a disputa totalmente aberta. 13 pilotos possuíam chance de título. Logo no começo, no entanto, três dos postulantes mais sérios sofreram acidentes e deixaram a corrida, foram eles: Edoardo Mortara (2º no geral), Mitch Evans (4º no geral) e Jake Dennis (3º no geral).
No fim, o vencedor da prova foi o francês Norman Nato, da Rokiti, a primeira de sua carreira. Em 2º veio Oliver Rowland, da Nissan, e Stoffel Vandoorne, da Mercedes, completou o pódio.
Lucas di Grassi, que venceu a corrida deste sábado (14) em Berlin, terminou a prova em 20º, duas posições atrás do também brasileiro Sérgio Sette Câmara.
Início maluco de prova
Os 13 pilotos com chance de título viraram 11 logo na largada. O carro de Mitch Evans, 4º colocado no geral, apresentou defeito e não saiu do grid. Quem vinha atrás precisou desviar, mas o suíço Edoardo Mortara, 2º colocado no geral, não conseguiu e atingiu em cheio a traseira do australiano, tirando os dois da prova. Confira o vídeo:
E esse início maluco não parou por aí. Logo após o reinício mais um postulante ao troféu da temporada abandonou. Dessa vez foi Jake Dennis, da BMW e 3º no geral, que sofreu um acidente e não pôde continuar na prova.
Caminho livre para Nyck de Vries
Primeiro colocado no geral, o holandês não quis saber de correr com o regulamento debaixo do braço. Nyck de Vries conseguiu diversas ultrapassagens e com 12 minutos para o fim já era o 4º colocado.
Nessa altura da corrida, mesmo que abandonasse a prova a classificação de momento garantiria o título ao piloto da Mercedes. O brasileiro Lucas di Grassi, que venceu a corrida de sábado, foi punido com um drive through após a direção concluir que ele provocou o acidente do português Antônio Félix da Costa, o que não ajudou nas suas chances de desafiar de Vries.
Com menos de dez minutos para a prova, de Vries disse pelo rádio a sua equipe que se sentia como tivesse um alvo no seu carro. Com pouco a ganhar e muito a perder, o holandês adotou uma direção mais segura e perdeu posições, terminando na 8ª colocação e garantindo o título da Fórmula E.
- Confira a classificação da temporada entre os pilotos
Nyck de Vries: 99 pontos
Edoardo Mortara: 92
Jake Dennis: 91
Mitch Evans: 90
Robin Frijns: 89
Sam Bird: 87
Lucas de Gassi: 87
Antônio Félix da Costa: 86
Stoffel Vandoorne: 82
Jean-Éric Vergne: 80
Pascal Wehrlein: 79
Alex Lynn: 78
René Rast: 78
Oliver Rowland: 77
Nick Cassidy: 76
Maximilian Guenther: 66
André Lotterer: 58
Norman Nato: 54
Alexander Sims: 54
Nico Mueller: 30
Sebastian Buemi: 20
Sérgio Sette Câmara: 16
Oliver Turvey: 13
Tom Blomqvist: 6
Joel Erkisson: 1
- Confira a classificação da temporada entre os construtores
Mercedes-EQ: 183 pontos
Jaguar Racing: 172
DS Techeetah: 170
Audi Sport: 165
Envision Virgin Racing: 165
BMW i Andretti: 157
Rokit: 146
Porsche: 137
Mahindra: 132
Nissan: 97
Dragon/Penske: 47
Nio 333: 18
Globo Esporte
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário!