(Foto: Reprodução) |
Por Nicholas Araujo
Redação Blog do Esporte
Nos últimos meses, o noticiário do esporte tem falado muito sobre saúde dos atletas, principalmente do futebol, sobre uma lesão chamada concussão. Muitos atletas acabam até sendo substituídos para que possam se recuperar com calma desta lesão. Mas, afinal, o que seria a concussão?
Blog do Esporte: Como podemos definir o que seria uma concussão?
Dra. Aline Turbino: É uma lesão que afeta as áreas do cérebro e que altera temporariamente suas funções normais, como a memória e concentração, por exemplo.
Aline: Os profissionais de esporte, no caso, por exemplo, de esportes com bola, podem sofrer uma bolada ou mesmo um trauma contra o chão, mesmo jogador com jogador, isso acontece com grande frequência. Eles estão expostos dentro do esporte e por isso eles estão mais propensos.
Aline: Todas as concussões provocam pequenas lesões no cérebro ou grandes, e ai depende do tamanho da gravidade do trauma e isso será o resultado dessa concussão cerebral.
Aline: As concussões cerebrais podem causar lesões que podem variar de inchaço, dores de cabeça, sangramentos, isquemia cerebrais, déficit de memória e até mesmo epilepsia.
Aline: Os cuidados que devemos ter é não bater a cabeça, a região cerebral.
Aline: Geralmente após uma batida importante, um trauma grave ou mesmo moderado na cabeça, a gente recomenda mesmo repouso desse cérebro, justamente para que não venha a ter uma nova batida e que possa agravar esse traumatismo cerebral.
Aline: Todo traumatismo da cabeça deve ser prontamente atendido, avaliado por um neurologista, avaliado o fundo de olho em exame neurológico, se esse paciente tiver sinais de vômito, dor de cabeça, náusea, ele deve ser afastado e deve ser observado.
Aline: O caso do boxe é complicado porque é o rosto está no meio do esporte, o ideal seria proteger a região da cabeça, mas infelizmente, neste tipo de modalidade é impossível.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário!