(Foto: Futura Press) |
Quem diria: até outro dia vivendo o risco de amargar um rebaixamento no Brasileirão pela primeira vez em sua história, o São Paulo agora já pode sonhar com Libertadores! Com a vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-GO no Serra Dourada, em Goiânia, na noite deste sábado, o Tricolor paulista pulou para a nona colocação com 43 pontos, só quatro a menos do que o Flamengo, sétimo e que hoje estaria qualificado para a fase prévia do torneio continental. Mas o que hoje é um G-7 pode virar G-9, caso o Grêmio (atualmente quarto colocado) conquiste a Libertadores (disputará a final contra o Lanús, da Argentina) e o Flamengo seja campeão da Copa Sul-Americana (está nas semifinais).
O fato é que o São Paulo já está praticamente livre da ameaça do rebaixamento. Com 43 pontos, precisaria de apenas mais quatro em seis jogos para não ter nenhum risco matemático. Já o Atlético-GO, estacionado nos 27, só escapa da degola se vencer seus seis jogos restantes e ainda contar com tropeços dos concorrentes diretos.
Aliás, com a vitória em Goiânia e a derrota do Botafogo para o Fluminense, o São Paulo tem agora a melhor campanha do segundo turno com 24 pontos. Palmeiras (22) e Cruzeiro (21), porém, ainda podem ultrapassar o Tricolor neste domingo. Vale ressaltar também que o São Paulo não vencia três partidas consecutivas no Campeonato Brasileiro desde junho de 2015, quando ainda era comandado pelo colombiano Juan Carlos Osorio. O responsável agora é Dorival Júnior, que assumiu o time após a demissão de Rogério Ceni, em 10 de junho.
O grande responsável pela recuperação do São Paulo no Brasileirão foi também o autor do gol da vitória: Hernanes. De peito, ele completou cruzamento de Pratto e marcou, aos 21 minutos do primeiro tempo. Neste seu retorno ao São Paulo, Hernanes soma 16 jogos, com nove gols e três assistências.
Quem também tem imensa parcela na recuperação do São Paulo é a torcida, que, além de lotar os jogos em casa, também marca presença em peso como visitante. Neste sábado, em Goiânia, o espaço destinado aos são-paulinos precisou ser aumentado, já que a presença dos tricolores foi maior do que o esperado. O público pagante foi de 15.439 pessoas (17.697 no total, com renda R$ 696.485,00.). Como a maioria era de são-paulinos, o grito que se ouviu ao fim do jogo foi "Time de guerreiros".
Os dois times voltam a jogar na quinta-feira. O São Paulo recebe a Chapecoense no Pacaembu, às 20h. No mesmo horário, o Atlético-GO encara o xará mineiro em Belo Horizonte.
"Temos que comemorar um pouco e, a partir de segunda, já vamos pensar na Chapecoense. É seguir trabalhando em busca do nosso objetivo. Os três pontos hoje foram muito difíceis. Nosso objetivo ainda é fugir do rebaixamento. É dar um passo de cada vez. Com muita humildade, vamos continuar trabalhando. Se alcançarmos nossa meta na próxima semana, aí poderemos planejar outras coisas".
Globo Esporte
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário!