Ricciardo consegue em Mônaco a 1ª pole na carreira; Massa largará em 14º

(Foto: Eric Gaillard/Reuters)


Daniel Ricciardo será o pole position para o GP de Mônaco. O australiano da Red Bull superou as Mercedes e as Ferraris, que haviam realizado boas performances nos treinos livres. Rosberg registrou o 2º tempo. Hamilton fez o 3º tempo. É a primeira vez na carreira que Ricciardo consegue a pole. Felipe Massa largará na 14ª posição.

"Aqui [Monte Carlo] definitivamente é um lugar especial. Eu sabia que viria aqui e que haveria uma chance", disse Ricciardo.

Principal concorrente de Nico Rosberg, Lewis Hamilton teve problemas no carro no Q3 e acabou prejudicando sua performance. Vettel sairá em quarto, com Hulkenberg em quinto. Raikkonen se classificou em sexto, mas perderá cinco posições no grid pela troca do câmbio.

Massa alegou que o traçado fechado de Monte Carlo não favorece a Williams.

"Estávamos lutando entre a 11ª e a 15ª colocações por um décimo. Mas a gente sabia que seria um final de semana difícil e está sendo e na corrida será a mesma coisa. É claro que largar atrás é um problema grande em uma pista como essa".

Ganhador da última etapa, na Espanha, Max Verstappen se acidentou no treino oficial e largará em penúltimo. A última posição ficará com Felipe Nasr, que não registrou tempo devido à explosão do motor durante a volta.

Q1

A classificação terminou cedo para Felipe Nasr, que teve o motor estourado logo em sua primeira volta rápida e vai largar em último. Com isso, o brasileiro terá de usar sua terceira unidade de potência no ano. O limite para a temporada é de cinco. "Quando eu saí do box, eu senti uma vibração e quando eu estava com aceleração máxima no túnel, perdi potência. Temos que ver o que aconteceu", disse à Band News FM.

"É uma pena porque eu vinha com uma boa sensação para a classificação, achava que tínhamos feito as mudanças certas no acerto. Temos de contar com a sorte, o clima, mas pelo menos do lado do carro estava me sentindo bem."

Nasr terá uma companhia inusitada na última fila. Max Verstappen bater com pouco mais de seis minutos para o final. O holandês estourou sua suspensão na primeira perna do segundo S da piscina e foi reto para o muro, quando vinha fazendo sua primeira volta rápida.

A dupla foi acompanhada pela dupla da Manor, Jolyon Palmer, da Renault, e Marcus Ericsson, da Sauber, entre os eliminados na primeira parte do treino.

Na luta dos primeiros, Vettel superou Hamilton e Rosberg, a exemplo do que acontecera na terceira sessão de treinos livres.

Q2

A eliminação das duas Williams foi o grande destaque da segunda parte da classificação, com Valtteri Bottas se classificando em 11º e Felipe Massa, apenas em 14º. Uma das McLaren, de Jenson Button, também ficou pelo caminho, assim como Kevin Magnussen e as duas Haas.

Na ponta, a Mercedes começou a mostrar serviço, com Rosberg superando Hamilton pela primeira vez no final de semana. Vettel ficou em terceiro, à frente de Ricciardo. As Toro Rosso e as Force India também conseguiram se colocar na disputa do top 10, algo que não vinha acontecendo nas últimas provas.

Q3

Na saída para o Q3, o carro de Lewis Hamilton parou. Os mecânicos se apressaram em retirar a Mercedes do inglês dos boxes para analisar o motivo da pane. Hamilton se atrasou para entrar no Q3 e teve apenas duas voltas boa para registrar tempo. Nos segundos finais, Hamilton conseguiu a terceira posição. 

Ricciardo e Rosberg foram para a pista restando 4 min para o fim, mas ambos não precisaram melhorar seus tempos. Quem também andou bem foram as Toro Rosso, com Carlos Sainz se classificando em sexto e Daniil Kvyat, em oitavo.

Confira o grid de largada do GP de Mônaco
1. Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull) - 1min13s622
2. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min13s791
3. Lewis Hamilton (GBR/Mercedes) - 1min13s942
4. Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) - 1min14s552
5. Nico Hulkenberg (ALE/Force India) - 1min14s726
6. Carlos Sainz (ESP/Toro Rosso) - 1min14s749
7. Sergio Perez (MEX/Force India) - 1min14s902
8. Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso) - 1min15s273
9. Fernando Alonso (ESP/McLaren) - 1min15s363
10. Valtteri Bottas (FIN/Williams) - 1min15s273
11. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1min14s732*
12. Esteban Gutiérrez (MEX/Haas) - 1min15s293
13. Jenson Button (GBR/McLaren) - 1min15s352
14. Felipe Massa (BRA/Williams)- 1min15s385
15. Romain Grosjean (FRA/Haas)- 1min15s571
16. Kevin Magnussen (DIN/Renault) - 1min16s058
17. Marcus Ericsson (SUE/Sauber)- 1min16s299
18. Joylon Palmer (GBR/Renault) - 1min16s586
19. Rio Haryanto (INA/Manor) - 1min17s295
20. Pascal Wehrlein (ALE/Manor) - 1min17s452
21. Max Verstappen (HOL/Red Bull) - 1min22s467
22. Felipe Nasr (BRA/Sauber) - sem tempo

*punido pela troca do câmbio

UOL Esporte

Comentários