Fifa multa Santos em R$ 280 mil por usar terceiros em vendas de atletas

(Foto: Luiz Fernando Menezes)


A Fifa aplicou multa ao Santos de 75 mil francos suíços (R$ 280 mil) por usar empresas terceiras em negociações de atletas e uso de pessoas físicas na aquisição de porcentagens de direitos econômicos de jogadores. A prática é considerada proibida desde maio do ano passado. Além da multa, o time da Vila Belmiro foi advertido formalmente.

A Fifa também multou o Sevilla, o Sint-Truidense (da Bélgica) e o Twente (da Holanda) por ingerência de terceiros em contratos firmados. A entidade não informou quais intermediações feitas pelo Santos foram consideradas irregulares.

A equipe alvinegra, de acordo com comunicado da Fifa, não informou corretamente ao Sistema Internacional de Transferência a presença de terceiros em negociações.

Em 1º de maio de 2015, entrou em vigor determinação que proíbe a participação de investidores nos direitos econômicos de jogadores de futebol. Os contratos que haviam sido firmados até 31 de dezembro de 2014 escapariam de punição da Fifa. Já os vínculos formalizados de janeiro a abril de 2015 (com a presença de terceiros) deveriam ser de no máximo um ano. 

O Comitê Disciplinar da Fifa informa que os clubes já foram notificados.

Segundo a Fifa, a medida de impedir a participação de investidores visa dar maior autonomia aos clubes, fortalecendo suas receitas. Mas empresários buscam estratégias para driblar a regra. É possível, por exemplo, que um empresário compre um clube, sendo ele o responsável direto pelos direitos dos atletas, como acontece com o PSG e Chelsea.

UOL Esporte

Comentários