Barcelona promete fazer jogo duro e não quer liberar Neymar para Rio-16

(Foto: AFP / LLUIS GENE)


Embora não tenha tanto prestígio na Europa e envolva, em sua maioria, jogadores com menos de 23 anos, o torneio de futebol dos Jogos Olímpicos é quase uma obsessão para a seleção brasileira. Em 2016, jogando em casa, o time de Dunga tem uma chance especial de buscar o inédito ouro, mas pode acabar desfalcado de seu melhor jogador: Neymar.

Ao lado de Alisson e Miranda, o atacante do Barcelona é um dos três nomes com mais de 23 anos que a comissão técnica brasileira pretende convocar. O UOL Esporte apurou, entretanto, que o clube catalão não tem intenção de liberar Neymar para a disputa da Olimpiada, e, caso o faça, colocará uma série de exigências.

Dependendo de como terminar a temporada, Neymar nas Olímpiadas poderá desfalcar o Barça em duas finais: a Supercopa da Europa (disputa entre os campeões da Liga dos Campeões e da Liga Europa) e a Supercopa da Espanha (disputa entre os campeões do Campeonato Espanhol e da Copa do Rei). Líder do Espanhol, finalista da Copa do Rei e na disputa da fase final da Liga dos Campeões, o clube da Catalunha tem chances de levar os três títulos.

No ano passado, a seleção brasileira contribuiu para a ausência de Neymar na Supercopa: por ter disputado a Copa América, o brasileiro recebeu um mês de férias, e contraiu amigalite. Acabou fora dos dois confrontos contra o Athletic Bilbao, e viu o Barcelona cair e deixar o clube basco com o título. A situação gerou mal estar e irritação na diretoria catalã.

Mesmo caso acabasse liberando o jogador – um cenário bem improvável - o Barcelona faria uma série de exigências, que passam por pagamento de salário durante a disputa e um seguro milionário para caso de alguma lesão.

Pessoas próximas a Neymar garantem que ele quer jogar os Jogos Olímpicos, mas não baterá de frente com o Barcelona caso seja impedido. O discurso oficial no clube espanhol é de que isso será discutido com a CBF perto da disputa dos jogos.

Oficialmente, a CBF não admite que pretende convocar Neymar como um dos atletas acima de 23 anos para a disputa no Rio de Janeiro.

A entidade também afirma que ainda não foi comunicada pelo Barcelona sobre a exigência de seguro e pagamento de salários, mas sabe que a competição não faz parte do calendário Fifa e das limitações que isso pode significar. Por isso, tem monitorado de perto o caso de Neymar.

UOL Esporte

Comentários