City e United fazem clássico pela liderança do Inglês

Manchester United e Manchester City se enfrentam na 10ª rodada do Campeonato Inglês neste domingo, em um clássico que pode valer a liderança do torneio, enquanto o Arsenal, segundo colocado, observa e torce por um empate entre os rivais para assumir a ponta da tabela em caso de vitória contra o Everton.

"Diabos Vermelhos" e "Citizens", terceiro e primeiro colocados na classificação, respectivamente, separados por apenas dois pontos, duelam em Old Trafford. Ambos os times chegam com moral ao dérbi pelos resultados positivos obtidos na última rodada do Inglês. Enquanto os comandados de Louis van Gaal venceram o Everton, fora de casa, por 3 a 0, a equipe de Manuel Pellegrini goleou o modesto Bournemouth por 5 a 1, no Etihad Stadium.

Pela Liga dos Campeões no meio de semana, o United começou perdendo para o CSKA Moscou, mas conseguiu sair da Rússia com um empate por 1 a 1. Já o City venceu o Sevilla por 2 a 1, na Inglaterra, com um gol de Kevin De Bruyne nos acréscimos.

As duas equipes têm desfalques para o clássico. Van Gaal não poderá contar com o lateral-esquerdo Luke Shaw e com o zagueiro Paddy McNair, enquanto Ashley Young será reavaliado antes do jogo.

Pelo lado dos 'Citizens', as ausências são mais importantes. Sem os lesionados David Silva e Sergio Agüero, Pellegrini terá que apostar mais uma vez em um trio que, até então, tem correspondido: Wilfried Bony, Raheem Sterling e o próprio De Bryune. Também estão fora Samir Nasir, Fabian Delphi e Gael Clichy.

Apesar dos desfalques, Pellegrini está confiante nas chances de sua equipe vencer o clássico. E aposta na capacidade dos jogadores se adaptarem, assim como têm feito nas últimas partidas, para conseguir marcar gols e superar o rival.

"Se você lembrar da última temporada, temos várias maneiras diferentes de jogar. Ficamos com nossos quatro atacantes lesionados, atuamos com Milner e ele marcou dois gols. Acho que em dois ou três jogos, nós marcamos 15 vezes sem atacantes. Temos jogadores que podem jogar de formas diferentes e, em todas elas, eles são capazes de marcar gols", afirmou o técnico chileno, destacando também a importância de um resultado positivo no dérbi.

"É um jogo de seis pontos porque estaremos enfrentando um time que está atrás de nós, mas eu não acredito que será um jogo que decidirá o título. É pela cidade e é sempre um jogo especial. É importante para os torcedores de ambos os times e nós tentaremos mostrar quem é o melhor de Manchester", disse Pellegrini.

Pelo lado do United, o mais empolgado para o duelo é Schweinsteiger. Principal reforço do time nesta temporada após ser contratado junto ao Bayern de Munique, o meia alemão fará seu primeiro clássico contra o City e espera, claro, sair vitorioso.

"Eu lembro quando estava em Munique que sempre procurei por isso (um clássico), mas o outro time era o Munique 1860, que não jogava tão bem. Sempre procurei jogar um clássico, mas infelizmente isso não era possível. Aqui, nós podemos jogar vários dérbis e eu estou muito feliz por isso", disse Schweinsteiger, aos risos, em entrevista ao site oficial do clube.

A grande esperança de gols do United, porém, será o ídolo Wayne Rooney. O atacante é o jogador que mais vezes disputou o clássico desde o início da "era moderna" do Campeonato Inglês, em 1992-1993, com 29 partidas, sendo também quem balançou a rede mais vezes: nove. Agüero, que não estará em campo, vem na sequência, com oito gols.

Quem assistirá o clássico com atenção é o Arsenal. Segundo colocado na tabela com a mesma pontuação do United, os 'Gunners' recebem no sábado a visita do Everton e assumirão a liderança temporária do torneio em casa de vitória.

A equipe vive um grande momento, especialmente depois da vitória sobre o até então invicto na temporada Bayern de Munique, por 2 a 0, no Emirates Stadium, em duelo válido pela 'Champions'. Já no Inglês, são quatro vitórias em cinco partidas, a última delas sobre o Watford, fora de casa, por 3 a 0.

O técnico Arsène Wenger não poderá contar com os lesionados Aaron Ramsey, David Ospina, Mikel Arteta, Jack Wilshere, Tomas Rosicky e Danny Welbeck - os três últimos só retornam aos gramados no ano que vem. Mas tem Alexis Sánchez e Mesut Özil em grande fase.

Já o Chelsea confia dar sequência a recuperação iniciada na rodada passada, desta vez diante do West Ham, equipe que ocupa a quarta colocação na tabela e que tem complicado a vida dos grandes.

Depois de um começo de torneio ruim, os 'Blues', atuais campeões, venceram o Aston Villa por 2 a 0, pulando para a 12ª colocação, mas ainda dez pontos atrás da liderança do torneio.

O técnico José Mourinho não poderá contar com os lesionados Pedro Rodríguez, Loic Remy e Branislav Ivanovic. Além disso, Eden Hazard é dúvida e pode ser poupado do duelo, marcado para o sábado, no estádio Boleyn Ground.

Por sua vez, os 'Hammers', que já venceram Arsenal, Liverpol e Manchester City, terá Wiston Reid, Alex Song, ambos lesionados, e Victor Moses, por causa de uma cláusula do empréstimo feito com o Chelsea. No entanto, Enner Valencia está recuperado e deve fazer sua primeira partida com a equipe na temporada.

Já o Liverpool, décimo colocado, recebe no domingo, no Anfield Road, o Southampton, no oitavo lugar. Os 'Reds' esperam contar com o apoio da torcida para conquistar a primeira vitória sob o comando do novo técnico da equipe, o alemão Jürgen Klopp.

Após empatar na estreia do treinador, contra o Tottenham (0 a 0), o Liverpool recebeu o Rubin Kazan pela Liga Europa, na quinta-feira, e também não conseguiu vencer, empatando por 1 a 1.

Com dúvida até a última hora do atacante Daniel Sturridge, Klopp pode optar por formar uma dupla de ataque com Christian Benteke e o brasileiro Roberto Firmino. Apesar de não ter sido convocado por Dunga para os próximos jogos do Brasil nas Eliminatórias da Copa do Mundo, Philippe Coutinho segue como destaque do time.

Programação da 10ª rodada do Campeonato Inglês:

Sábado

Aston Villa x Swansea
Leicester x Crystal Palace
Norwich x West Bromwich
Stoke City x Watford
West Ham x Chelsea
Arsenal x Everton

Domingo

Sunderland x Newcastle
Bournemouth x Tottenham
Manchester United x Manchester City
Liverpool x Southampton


UOL Esporte

Comentários