Hamilton afasta fantasma da largada e vence o GP da Bélgica

(Foto: Emmanuel Dunand/AFP Photo)
















Nem o novo sistema de largada segurou o líder do campeonato Lewis Hamilton, que liderou de ponta a ponta para vencer o GP da Bélgica e ampliar sua vantagem na tabela para 28 pontos. Quem acabou largando mal foi Nico Rosberg, que chegou a cair para quinto mas conseguiu se recuperar, garantindo a dobradinha da Mercedes.

Com uma estratégia de uma parada, Sebastian Vettel, que largou em oitavo, estava em terceiro até a penúltima volta, quando teve um furo no pneu. Com isso, Romain Grosjean, que largou em nono, completou o pódio.

A corrida não foi boa para os brasileiros. Felipe Massa foi o sexto e Felipe Nasr, o 11º. Porém, com o resultado, o brasileiro superou o companheiro Valtteri Bottas no campeonato, pulando para o quarto lugar.

A expectativa era grande para a largada na Bélgica, pois Hamilton havia perdido posições nos primeiros metros nas três últimas provas. Porém, na nova largada, sem ajudas dos engenheiros, quem se deu mal foi Nico Rosberg, que caiu de segundo para quinto. Lewis Hamilton manteve a ponta, mesmo ameaçado por Sergio Perez, que fez grande largada, assim como Daniel Ricciardo, que subiu para o terceiro lugar.

Nico Rosberg começou se recuperando logo na primeira volta, superando Valtteri Bottas. Sebastian Vettel, que também largou bem, veio junto e subiu para quinto. Felipe Massa e Felipe Nasr não largaram bem: o piloto da Williams caiu para oitavo e o piloto da Sauber cruzou em 14º, mesmo com Nico Hulkenberg, Pastor Maldonado e Carlos Sainz ficando pelo caminho com problemas.

O rendimento das Williams não era bom e Kvyat passou Massa na sexta volta, enquanto Bottas era pressionado por Grosjean, sendo ultrapassado duas voltas depois. Apenas na sétima volta, Ricciardo foi o primeiro a parar, colocando os pneus médios.

Na nona volta, foi a vez de Perez e Bottas pararem, recolocando Rosberg em segundo. Massa parou no giro seguinte, também voltando com os médios.
Com ritmo ruim, a Williams ainda cometeu um erro primário com Bottas: colocou três pneus macios e um médio no carro do finlandês, que foi punido com um drive through.

Após as paradas, Hamilton manteve a liderança e Rosberg superou Ricciardo e Perez, pulando para segundo, com o mexicano em terceiro e o australiano em quinto, tendo também sendo ultrapassado por Grosjean. Vettel caiu para sexto, seguido por uma forte briga entre Kvyat, Massa e Raikkonen.

Com um ótimo rendimento após a parada, Grosjean também passou Perez e subiu para terceiro, enquanto Ricciardo teve uma quebra, parando em posição perigosa na entrada da reta, causando o Safety Car virtual na volta 21. Com isso, Massa, Grosjean e Raikkonen aproveitaram para fazer o pit stop.

Na briga pela ponta, Rosberg passou a diminuir a diferença para Hamilton, chegando a 2s5 com metade da prova disputada. Mas o líder do campeonato respondeu, mantendo o companheiro sob controle.

Na volta 31, Hamilton fez a segunda parada. Na parte final, Rosberg não conseguiu mais se aproximar do companheiro. A briga foi forte, contudo, dentro do top 10, com os carros que pararam durante o Safety Car Virtual tendo dificuldade para fazer os pneus aguentarem. Outra briga pela pela terceira colocação, entre Vettel e Grosjean. O francês vinha pressionando o alemão quando o pneu traseiro direito da Ferrari estourou em plena reta. Assim, Grosjean conquistou o primeiro pódio da Lotus no ano.

A Fórmula 1 volta em duas semanas para o GP da Itália

O que disseram os pilotos

Lewis Hamilton: "Foi um fim de semana incrível, um trabalho ótimo feito pela equipe durante todas as paradas. Hoje foi um sonho. O carro foi fantástico durante todo o fim de semana"

Nico Rosberg: "Eu fiz absolutamente tudo que podia. Estávamos na ponta, mas Lewis mereceu vencer"

Romain Grosjean: "Eu não posso acreditar que alcançamos o pódio. É especial, parece uma vitória"

Felipe Massa: "Eu poderia ter feito uma vantagem ainda maior porque, no começo, o pneu macio não funcionava. Depois, coloquei o pneu duro e o carro era outro. Minha corrida começou a partir daquele momento"

Classificação final

1. Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
2. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - + 2s
3. Romain Grosjean (FRA/Lotus) - + 37.9s
4. Daniil Kvyat (RUS/Red Bull) - +45.6s
5. Sergio Perez (MEX/Force India) - + 53.9s
6. Felipe Massa (BRA/Williams) - +55.2s
7. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - +55.7s
8. Max Verstappen (HOL/Toro Rosso) - +56s
9. Valtteri Bottas (FIN/Williams) - + 61s
10. Marcus Ericsson (SUE/Sauber) - +91.2s
11. Felipe Nasr (BRA/Sauber) - + 1 volta
12. Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) - + 1 volta
13. Fernando Alonso (ESP/McLaren) - + 1 volta
14. Jenson Button (ING/McLaren) - + 1 volta
15. Roberto Merhi (ESP/Manor) - + 1 volta
16. Will Stevens (ING/Manor) - + 1 volta

Não completaram: 

Carlos Sainz (ESP/Toro Rosso)
Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull)
Nico Hulkenberg (ALE/Force India)
Pastor Maldonado (VEN/Lotus)

UOL Esporte

Comentários