Tricampeão, Scheidt termina Pan com segunda prata seguida na vela

(Foto: Danilo Verpa/Folhapress)















O brasileiro Robert Scheidt até tentou, mas não conseguiu superar o início ruim nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Neste sábado (18), ele terminou em quinto lugar na medal race disputada no lago Ontário e ficou com a medalha de prata na classe Laser da vela. Foi a segunda vez seguida que ele conquistou a prata do Pan – foi vice-campeão no Rio-2007 e não competiu em Guadalajara-2011.

"Acabei optando pelo lado errado da raia e perdi um pouco em relação aos outros. Ainda consegui me recuperar e cheguei perto do guatemalteco, mas ele segurou bem a posição. No final, ainda consegui segurar o americano e o canadense para conquistar a prata", comentou Scheidt.

Um dos maiores atletas olímpicos brasileiros com cinco medalhas (duas delas de ouro), três títulos dos Jogos Pan-Americanos (1995, 1999 e 2003) e um título mundial conquistado em 2013 para se juntar aos oito de sua primeira passagem pela classe (ele se dedicou a classe Star entre 2005 e 2012), ele era um dos favoritos na disputa. Com poucos ventos nos primeiros dias, porém, ele ficou para trás. Fez um campeonato de recuperação, mas acabou atrás do guatemalteco Juan Aguero.

"Foi um campeonato muito difícil, depois de um início ruim. Tive uma desclassificação e dois sétimos lugares. Depois eu reagi e fiquei satisfeito com o jeito que velejei nos últimos dias", afirmou o velejador.

Brasileira conquista o bronze na Laser Radial

A brasileira Fernanda Decnop também comemora uma medalha. Não conseguiu superar a norte-americana Page Railey, uma das melhores do mundo, mas saiu com o bronze na Laser Radial. Ela terminou a última regata em sexto lugar, duas posições atrás de Railey. A prata foi para a uruguaia Dolores Moreira. 

"Tinha que ficar de olho na argentina e na uruguaia. E acabei não conseguindo no final manter a prata. Mas estou muito feliz com o bronze. Minha primeira medalha no meu primeiro Pan", celebrou Fernanda.

"Eu tinha a medalha [de prata] no peito e acabei perdendo na última regata, mas ser medalhista no primeiro Pan é especial", completou.

Patricia Freitas (RS:X feminina), Ricardo Winicki, o Bimba (RS:X masculina) e Martine Grael e Kahena Kunze (49er FX) ainda lutam por medalha neste sábado.

UOL Esporte

Comentários