Filipe Toledo dá show em sua 1ª final e é campeão na Austrália














Filipe Toledo deu show! Caçula brasileiro no circuito com apenas 19 anos, ele disputou sua primeira final na elite do surfe mundial e se sagrou campeão da etapa de Gold Coast, na Austrália, nessa sexta-feira. E teve até nota 10.

Filipinho venceu na final o xodó australiano Julian Wilson e fez a festa da torcida brasileira presente na praia de Snapper Rocks. Surfando ao seu estilo, com rasgadas e aéreos intensos e agressivos, o brasileiro obteve duas notas altíssimas (incluindo uma onda perfeita) e dominou Wilson na final. Toledo anotou 19,60 (10,00+9,60) e superou os 14,70 de Wilson.

"Foi uma das melhores vitórias da minha vida, minha primeira no WSL. Terminar a bateria com uma nota dez, com meu pai e meus amigos aqui, esse crowd brasileiro, todo mundo dando o suporte que eu preciso. E, claro, Deus me ajudando, me ajudou a semana inteira. Ajudou a definir a prancha que eu deveria cair, a escolher as ondas certas e ficar bem tranquilo", comemorou ele.

Desde o início da etapa, Filipinho manteve a estratégia de pegar tantas ondas quanto possível para ganhar confiança. Nessa sexta-feira não foi diferente. Nos primeiros 10 minutos da final, ele já havia descido seis ondas e conseguido boas manobras. O que acabou pressionando Wilson, mais seletivo na escolha das ondas. 

Filipinho foi campeão da Divisão de Acesso (WQS) no ano passado e é conhecido pelos aéreos radicais. Filho do bicampeão brasileiro Ricardo Toledo, o brasileiro mudou-se com a família para San Clemente, nos Estados Unidos, onde evolui a passos largos. Como se viu hoje na Austrália.

Agora, a Liga Mundial de Surfe (WSL) continua no litoral australiano para mais duas etapas do circuito: Bells Beach e Margaret River, respectivamente.

UOL Esporte

Comentários