Apuração de briga de torcidas leva até mais de 2 anos. Confira 5 inquéritos

Por meio da assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, o blog fez levantamento sobre como andam as investigações de cinco casos de polícia envolvendo torcidas organizadas. Quatro deles aconteceram em 2014 e um em 2012. Juntos, eles geraram pelo menos nove mandados de prisões temporárias e fizeram com que ao menos 12 torcedores fossem indiciados.

Porém, a maioria dos casos ainda não foi totalmente esclarecida. Como as mortes dos integrantes da Mancha Alviverde André Alves Lezo e Guilherme Vinícius Jovanelli em março de 2012. Eles foram mortos por torcedores corintianos numa das maiores batalhas que já ocorreram em São Paulo entre membros de torcidas organizadas. Mais de dois anos e meio depois, a investigação ainda está sendo feita pela Polícia Civil que tenta identificar mais autores dos crimes e aguarda novos laudos. Isso porque o processo foi devolvido pela Justiça para os policiais devido à sua complexidade.

Veja abaixo as respostas da Polícia Civil para cada um desses casos. A briga entre santistas e palmeirenses no último domingo não entrou no levantamento.



1 – Agressão a blogueiro que é sócio do Palmeiras em jogo contra o Santos na Vila Belmiro, em março de 2014.

A Polícia Civil informa que, na ocasião, o blogueiro Conrado Cacace foi agredido e ameaçado por torcedores da Mancha Alviverde. Foi solicitada a expedição de seis mandados de busca e cinco de prisão temporária, o que foi cumprido pela Delegacia de Polícia de Repressão e Análise aos Delitos de Intolerância Esportiva (Drade).

2 – Morte do torcedor santista Márcio Barreto de Toledo no dia 23 de fevereiro de 2014, perto da sede da sede da Torcida Jovem do Santos na capital. Imagens de câmeras de segurança mostram são-paulinos como agressores.

O delegado Moises Teodoro Messi Filho, responsável pelo caso, informou que oito pessoas foram indiciadas por homicídio e que, no momento, as investigações prosseguem, com análise de pistas para a identificação e prisão de outros dois suspeitos.

3 – Morte do palmeirense Gilberto Torres Pereira após briga com corintianos no dia 17 de agosto de 2014 em Franco da Rocha.

A delegada Rafaela Aparecida Acedo, da Delegacia de Franco da Rocha, informou que inquérito foi instaurado no dia dos fatos e que quatro indiciados (sendo eles da torcida do Corinthians) estão presos preventivamente. Já os palmeirenses estão respondendo em liberdade.

4 – Briga entre corintianos e santistas fora do estádio da Vila Belmiro no dia 10 de agosto de 2014.

A Polícia Civil identificou, por meio de imagens, sete torcedores envolvidos no confronto e já ouviu seis, cujos depoimentos constam de Inquérito Policial. O caso segue em investigação no 4º DP de Santos. Após a conclusão, o inquérito será relatado e estará à disposição do Ministério Público para que ofereça a denúncia junto à Justiça.

5 – Mortes dos palmeirenses Guilherme Vinicius Jovanelli e André Lezzo, após briga com corintianos em março de 2012, na Avenida Inajar de Souza.

O confronto entre torcedores das organizadas Gaviões da Fiel e Mancha Alviverde consta de inquérito policial, que conta com 15 volumes, e foi relatado à Justiça em 19 de abril 2012. Na ocasião, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão. Por envolver dezenas de pessoas, o inquérito retornou à Polícia Civil, que realiza diligências para identificação de outros autores do crime e também aguarda novos laudos.

UOL Esporte - Blog do Perrone

Comentários