Voluntários da Olimpíada de Londres durante momento de descontração
Horas depois de abrir as inscrições do seu programa de voluntariado, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016 recebeu 10 mil postulações de interessados em trabalhar –sem remuneração--- na próxima Olimpíada. O número foi anunciado no final desta manhã pelo próprio presidente do comitê, Carlos Arthur Nuzman.
Nuzman disse que a quantidade de inscrições o surpreendeu, afinal isso é quase 15% do número total de voluntários que o comitê organizador deve convocar para os Jogos (70 mil). Para ele, o interesse dos voluntários é um sinal de que a Rio-2016 deve ser a Olimpíada com o maior programa de voluntariado da história.
"Devemos ter um recorde bater o recorde histórico do evento", afirmou ele. "A Olímpiada do Rio será a primeira realizada na Américo do Sul, uma região com uma população muito grande e com muitos jovens. Por isso, o interesse dos voluntários tende a ser muito grande."
De acordo com o diretor de Recursos Humanos do Comitê Rio-2016, Henrique Gonzalez, Londres-2012 recebeu 240 mil inscrições do seu programa de voluntários. O número é o atual recorde olímpico. Não está sendo considerada, no entanto, a quantidade de voluntários inscritos na Olimpíada de Pequim, em 2008. Isso porque a organização do evento não divulgou esse dado.
Como se increver?
Interessados em trabalhar na organização dos próximos Jogos Olímpicos têm até o dia 15 de novembro para cadastrem-se no Comitê Organizador da Rio-2016. As inscrições devem ser feitas pelo www.rio2016.com/voluntarios ou pelo telefone (21) 3004-2016.
Os voluntários vão trabalhar diferentes áreas da organização dos dois eventos: atendimento ao público, transporte de atletas, serviços de saúde, tecnologia da informação, produção de cerimônias, entre outras.
Como as necessidades do comitê são diversas, é diverso também o perfil de voluntário procurado pelo órgão. Qualquer pessoa com Ensino Fundamental completo e que tenha 18 anos de idade completos até fevereiro de 2016 pode candidatar-se a uma vaga. O posto que cada voluntário vai ocupar é que vai depender de suas qualificações.
"Vamos ter 30 mil vagas para atendimento ao público. Nesse caso, as exigências são mais básicas", explicou Flávia Fontes, gerente de Voluntários do comitê. "Também vamos ter 5 mil voluntários trabalhando na área de saúde. Aí já é necessário uma formação específica."
Fontes disse que a seleção de quem está apto para fazer o que na Olimpíada começa já na inscrição. Ao entrar no site do Comitê Rio-2016 ou ligar na central de atendimento telefônica, cada candidato terá de informar sua formação e qualificação. Será preciso informar também em que área da organização ele deseja trabalhar. "Nossa intenção é encontrar sempre a melhor vaga possível para o voluntário", complementou a gerente.
Como será feita a seleção?
Ainda neste ano, o comitê fará as primeiras avaliações das inscrições e dará início a seleção dos voluntários. Testes de domínio de idiomas e uma dinâmica de grupo serão feitos via computador ainda em 2014. Depois do Carnaval de 2015, começam as entrevistas presenciais.
Já a partir de 2015, inicia-se a fase de treinamento, que terá uma etapa online e outra presencial. Só participarão do treinamento, candidatos já previamente selecionados para trabalhar durante a Olimpíada.
Fontes explicou pessoas de qualquer lugar do Brasil ou do mundo podem ser voluntários nos Jogos Olímpicos de 2016. Quem mora em São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Brasília, inclusive, tem ainda mais chance de ser selecionado para colaborar com a organização olímpica já que essas cidades também receberão partidas do torneio olímpico de futebol em 2016. "O comitê, inclusive, vai fazer entrevistas com candidatos nessas cidades", disse ela.
A gerente do programa de voluntariado disse também que nada impede que um paulistano se candidate para trabalhar no Rio. Ressaltou só que todo voluntário é responsável pelo pagamento de sua própria viagem até a capital fluminense e de sua hospedagem. "O comitê fornece as refeições no local de trabalho, o transporte dentro da região metropolitana do Rio e o uniforme de trabalho", disse Fontes.
UOL Esporte
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário!