Hamilton quebra jejum, vence na Espanha e lidera Mundial; Massa é 13º


Carros da Mercedes mantiveram as duas primeiras posições após a largada do GP da Espanha, com Lewis Hamilton em primeiro, seguido por Nico Rosberg

Lewis Hamilton viveu um domingo especial. Neste domingo, o piloto da Mercedes desfilou pelo circuito de Montmelò e, pela primeira vez em sua carreira, ganhou o GP da Espanha. A quarta vitória consecutiva nesta temporada o levou a assumir a liderança do Mundial, superando Nico Rosberg, seu companheiro de equipe e segundo colocado na prova. Felipe Massa terminou em 13º, bem atrás de Valteri Bottas, seu companheiro na Williams. O finlandês.foi o quinto, à frente das duas Ferraris.

Em 2014, Hamilton só não venceu o GP da Austrália, quando abandonou a prova. As vitórias na Malásia, Bahrein e agora na Espanha o levaram aos 100 pontos, três a mais do que Rosberg. Para quem esperava uma aproximação dos demais concorrentes do ritmo dos carros da Mercedes, o resultado em Montmelò esfriou as esperanças.

Esta foi a quarta dobradinha da Mercedes na temporada. A equipe lidera o Mundial de Construtores com uma diferença de mais de cem pontos sobre seu concorrente mais próximo, a Red Bull: 197 a 84.

Massa apostou em uma estratégia de três paradas nos boxes, mas teve um desempenho discreto na pista e ficou fora da zona de pontuação. Para piorar, o brasileiro viu Valteri Bottas se destacar e terminar a prova na quinta posição. O finlandês já havia levado a melhor no grid de largada, quando saiu em quarto - Massa foi o nono no grid.

Na largada, Hamilton e Rosberg mantiveram suas posições e logo começaram a abrir distância para os rivais. Bottas saiu bem e ultrapassou Ricciardo para assumir o terceiro lugar. Assim como seu companheiro de equipe, Massa também ganhou uma posição e pulou para oitavo. Vettel, que largou em 15º após trocar o câmbio de sua Red Bull, teve dificuldades no pelotão intermediário.

Na parte de trás do grid, Pastor Maldonado voltou a aprontar. O venezuelano, que já havia cometido outras 'barbeiragens' nas corridas anteriores, tocou na Caterham de Ericsson e sofreu uma punição de cinco segundos.

Após a primeira parada nos boxes, Ricciardo conseguiu ultrapassar Bottas e foi para terceiro. Os carros da Mercedes adotaram estratégias diferentes: Rosberg parou depois de Hamilton e colocou pneus mais duros (e lentos) do que o britânico – um indício de que tentaria fazer menos pit stops.

Enquanto Hamilton e Rosberg se revezavam para ver quem fazia a volta mais rápida, Räikönnen e Alonso ultrapassaram Grosjean e pularam para quinto e sexto, respectivamente. Na 30ª volta, Massa fez sua segunda parada nos boxes. O brasileiro foi superado por Vettel, mas ultrapassou Magnussen para ficar em nono.

Hamilton, que havia reclamado pelo rádio que seu carro estava saindo de traseira, fez sua última parada nos boxes na 44ª volta e colocou pneus mais duros em seu carro. Duas voltas depois, foi a vez de Rosberg parar, colocar pneus médios e voltar atrás do britânico, mas andando mais rápido.

Com pneus mais macios do que Hamilton, Rosberg aos poucos se aproximou do companheiro de equipe e o ameaçou nos momentos finais, mas o britânico recebeu a bandeirada. Já Alonso levou a melhor na briga interna com Räikkönen, ultrapassou o finlandês e terminou em sexto.

A próxima etapa da temporada da F-1 é o GP de Mônaco, em 25 de maio, no circuito de rua de Montecarlo.

Veja a classificação completa do GP da Espanha:

1. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - 1h41min05s155
2.  Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 0s6
3. Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull) - a 49s0
4. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - a 1min16s7
5. Valteri Bottas (FIN/Williams) - a 1min19s2
6. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 1min27s7
7. Kimi Räikkönen (FIN/Ferrari) - a 1 volta
8. Romain Grosjean (FRA/Lotus) - a 1 volta
9. Sergio Pérez (MEX/Force India) - a 1 volta
10. Nico Hulkenberg (ALE/Force India) - a 1 volta
11. Jenson Button (ING/McLaren) - a 1 volta
12. Kevin Magnussen (DIN/McLaren) - a 1 volta
13. Felipe Massa (BRA/Williams) - a 1 volta
14. Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso) - a 1 volta
15. Pastor Maldonado (VEN/Lotus) – a 1 volta
16. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) - a 1 volta
17. Adrian Sutil (ALE/Sauber) - a 1 volta
18. Jules Bianchi (FRA/Marussia) - a 2 voltas
19. Max Chilton (ING/Marussia) - a 2 voltas
20. Marcus Ericsson (SUE/Caterham) - a 2 voltas

Não completaram:

Kamui Kobayashi (JAP/Caterham), Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso)

UOL Esporte

Comentários