Secretário-geral da Fifa mostrou preocupação, mas passou confiança de que o estádio estará pronto para a abertura da Copa
Em mais uma rodada de visitas aos estádios que receberão a Copa do Mundo de 2014, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, inspecionou nesta terça-feira a Arena Corinthians, em São Paulo. O francês voltou a demonstrar preocupação com os atrasos da obra, mas passou confiança de que o local estará pronto para a abertura, em 12 de junho, quando o Brasil enfrentará a Croácia.
"Após a reunião que tivemos sobre as últimas atualizações do andamento das obras, sei que São Paulo estará pronta para o jogo de abertura. Talvez não esteja dentro do cronograma, já que era para ser entregue dia 15 de janeiro, mas estará pronta para a abertura", disse Valcke.
O dirigente ainda "corrigiu" a vice-prefeita Nádia Campeão quando ela afirmou que "não podemos perder nem mais um dia". "Não é que não haja um dia a perder, mas não podemos perder nem mais um minuto", disse Valcke. "Ainda há muito o que fazer. É uma corrida contra o tempo, mas posso afirmar que o jogo de abertura terá lugar aqui no estádio do Corinthians".
A principal dor de cabeça para a Fifa e a prefeitura não é o estádio em si, mas os arredores. Em 17 ou 18 de maio, o Corinthians receberá o Figueirense pelo Campeonato Brasileiro na estreia oficial do estádio, quando deverá haver lotação máxima. "No entorno da arena, o nosso compromisso é realizar entregas de todas as obras viárias até o fim do mês", disse Nádia Campeão. "Assim, teremos capacidade para usar toda a área de mobilidade. Faremos vários eventos-teste, que começam com 5 mil espectadores e vão até 50 mil, o que está previsto para o dia 17 de maio".
Perguntado sobre comparações com a Copa de 2010, na África do Sul, em que as obras estavam mais adiantadas em relação ao Brasil, Valcke disse que a questão não é importante. "Não gosto de sonhar. E gosto menos ainda de voltar meus olhos para o passado. Que diferença faz se a África do Sul estava pronta ou não? O que importa é o Brasil. Não vale a pena comentar sobre o que houve há quatro anos a essa altura", disse o dirigente.
Membro do Comitê Organizador Local (COL) da Copa, o ex-jogador Ronaldo também falou sobre as obras. "Acho que o estádio está fantástico. Participei bem no início, quando motivei o Andrés (Sanchez, ex-presidente do Corinthians) a construir. Estou muito feliz com esse estádio. Demorei uns 10 minutos para dar a volta nos arredores, mas estou feliz de estar aqui dentro e ver que fiz parte de realizar esse sonho de ter uma arena do Corinthians", afirmou.
Eventos-teste previstos para a Arena Corinthians:
26 de abril: jogo de futebol entre crianças (4 mil pessoas)
1º de maio: evento para operários do estádio (10 mil pessoas)
10 de maio: jogo entre Corinthians atual x Corinthians da história (20 mil pessoas)
17 ou 18 de maio: Corinthians x Figueirense pelo Brasileiro (50 mil pessoas)
Terra
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário!