Seleção israelense poderia herdar vaga na Copa
A tensão geopolítica no Leste Europeu poderia gerar impacto inclusive na Copa do Mundo deste ano. A Fifa, que duas décadas atrás havia excluído a Iugoslávia da Eurocopa de 1992 por conta de uma guerra dos Bálcãs, já recebeu pressão dos Estados Unidos para tirar a Rússia do torneio no Brasil. Caso isso aconteça, Israel poderia herdar a vaga. As informações são do jornal espanhol AS.
Os Estados Unidos já iniciaram sanções contra a Rússia, que vive momento de tensão com a vizinha e então parceria comercial Ucrânia. A anexação do território da Crimeia por parte do território russo, inclusive, tem aumentado de maneira considerável a já crescente tensão entre os dois países. Em resposta, os Estados Unidos já iniciaram sanções a setores-chave da economia do Estado governado por Vladimir Putin, e os países da zona do Euro também estudam tomar algumas atitudes.
Algumas atitudes de cunho político-econômico já afetaram o esporte – especialmente envolvendo a multinacional russa de energia Gazprom, que tem acordos de patrocínio com a Confederação Europeia (Uefa) e com o clube alemão Schalke 04.
A Fifa, segundo noticiou a imprensa europeia nos últimos dias, já teria recebido pedidos dos Estados Unidos para excluir a Rússia da Copa do Mundo e também uma requisição dos russos para que os americanos fossem retirados do torneio em solo brasileiro. A entidade máxima do futebol, porém, só poderia agir caso receba ordem da Organização das Nações Unidas.
Remetendo ao passado, em 1992 a hoje extinta Iugoslávia foi proibida de disputar a Eurocopa por conta da guerra civil que o país enfrentava – no período, houve a independência da Eslovênia, da Croácia e da Bósnia-Herzegovina. Na ocasião, a Dinamarca, segunda colocada do grupo que foi liderado pela Iugoslávia nas Eliminatórias, herdou a classificação.
Caso algo semelhante ocorra nos próximos meses, Israel poderia disputar a Copa do Mundo. A seleção do país do Oriente Médio vinculado à Uefa foi o terceiro colocado do Grupo F, que teve a Rússia como líder e Portugal na segunda colocação – os lusitanos garantiram a classificação para o Brasil na repescagem. A Rússia está no Grupo H da Copa do Mundo, ao lado de Bélgica, Argélia e Coreia do Sul.
Terra
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário!