Sebastian Vettel faz a festa após conquistar o tetracampeonato consecutivo da Fórmula 1, com uma vitória tranquila no GP da Índia
Foi mais fácil que o esperado. Com mais uma atuação dominante de ponta a ponta, o alemão Sebastian Vettel conquistou o GP da Índia neste domingo e se sagrou, aos 26 anos, tetracampeão da Fórmula 1. E a tarefa do piloto da Red Bull, que já não era complicada, ficou ainda mais simples logo de cara, quando Fernando Alonso, até então seu rival pelo título, foi tocado na largada e precisou parar para trocar o bico de sua Ferrari já na segunda volta.
A enormidade do feito de Vettel pode ser mensurada com comparações. Ele é apenas o quarto tetracampeão da história da F1, juntando-se a Michael Schumacher (sete títulos), Juan Manuel Fangio (cinco) e Alain Prost (quatro). Destes, porém, só Schumacher e Fangio conquistaram quatro Mundiais seguidos, como fez Vettel, e nenhum conseguiu atingir a marca com tão pouca idade.
O segundo lugar ficou com Nico Rosberg, da Mercedes, enquanto Romain Grosjean, da Lotus, completou o pódio. O brasileiro Felipe Massa chegou logo atrás, em quarto. Já Alonso passou longe do necessário para impedir a consagração de Vettel e ficou só em 11º, parando nos 207 pontos, contra os agora inalcançáveis 322 do piloto da Red Bull.
Largando da pole position, o alemão só precisava chegar entre os cinco primeiros para ser campeão. Para ter qualquer chance de adiar o título de Vettel, Alonso tinha que terminar entre os dois primeiros. Mas logo na largada, um toque fez o espanhol cair da oitava para a décima colocação. Enquanto isso, o brasileiro Felipe Massa mais uma vez largou bem, saltando de quinto para segundo.
Vettel surpreendeu ao parar para colocar pneus médios logo na segunda volta, mas não foi ameaçado em nenhum momento - pouco depois, Alonso também foi para os boxes para trocar o bico, voltando em 20º e enterrando qualquer chance de ser campeão.
Rapidamente, à medida em que os carros à frente iam fazendo a parada obrigatória para troca de pneus, Vettel ia galgando posições. Logo já era ele novamente o líder da prova. Na volta 40, seu companheiro de Red Bull, Mark Webber, abandonou com problemas mecânicos, facilitando ainda mais sua vitória. Não houve grandes emoções até a volta final, quando o alemão voou sobre a pista em Nova Délhi e cruzou a linha de chegada para, de novo, entrar para a história.
Confira os resultados do GP da Índia
1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1h31min12s187
2. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 29s823
3. Romain Grosjean (FRA/Lotus) - a 39s892
4. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 41s692
5. Sergio Pérez (MEX/McLaren) - a 43s829
6. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - a 52s475
7. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) - a 67s988
8. Paul di Resta (ESC/Force India) - a 72s868
9. Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 74s734
10. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso) - a 76s237
11. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 78s297
12. Pastor Maldonado (VEN/Williams) - a 78s951
13. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso) - a 1 volta
14. Jenson Button (ING/McLaren) - a 1 volta
15. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) - a 1 volta
16. Valtteri Bottas (FIN/Williams) - a 1 volta
17. Max Chilton (ING/Marussia) - a 2 voltas
18. Jules Bianchi (FRA/Marussia) - a 2 voltas
19. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) - a 6 voltas
Abandonaram:
Mark Webber (AUS/Red Bull)
Charles Pic (FRA/Caterham)
Giedo van der Garde (HOL/Caterham)
Terra
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário!