O Vasco conquistou a Copa do Brasil de 2011, a mais recente entre os cariocas
Após dez anos, os quatro grandes clubes do Rio de Janeiro voltam a disputar simultaneamente as oitavas de final da Copa do Brasil a partir desta terça-feira, quando o Vasco enfrenta o Nacional-AM no estádio do Sesi de Manaus às 21h50. As equipes tentam superar um tabu neste reencontro: juntas, elas nunca jogaram as quartas de uma mesma edição do torneio, criado em 1989.
A última vez que os quatro times estiveram em campo pelas oitavas de final de uma mesma Copa do Brasil aconteceu em 2003. Naquele ano, apenas Flamengo e Vasco avançaram à fase seguinte da competição. Na ocasião, o Rubro-negro chegou até a decisão, mas acabou derrotado pelo Cruzeiro - por coincidência seu adversário às 21h50 de quarta-feira, no Mineirão. Já Botafogo e Fluminense enfrentam Atlético-MG (21h50 de quinta-feira) e Goiás (21h50 de quarta-feira), respectivamente.
A presença em massa de cariocas nas oitavas de final de uma Copa do Brasil não é algo tão frequente. Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco estiveram juntos nesta fase da competição em apenas três oportunidades: 2003, 2000 e 1996. Porém, em nenhum desses anos a taça veio parar no Rio de Janeiro. O Cruzeiro levou a competição nas três oportunidades.
O melhor desempenho dos cariocas nestas ocasiões aconteceu em 2000, quando Botafogo, Flamengo e Vasco chegaram às quartas da Copa do Brasil. Naquele ano, o cruzamento impossibilitava que os quatro chegassem à fase seguinte: o Fluminense foi eliminado pelo Cruzmaltino.
Já em 1996, o Flamengo foi o único a disputar as quartas de final, enquanto os outros três foram eliminados nas oitavas. Naquele ano, o Rubro-negro caiu diante do mesmo Cruzeiro, desta vez nas semifinais do torneio. O time mineiro também desclassificou o Vasco da mesma edição.
O reencontro dos cariocas nas oitavas da Copa do Brasil foi facilitado pela mudança no regulamento, que levou a entrada do Vasco e do Fluminense já nesta fase do torneio. Por outro lado, o Botafogo eliminou três adversários para chegar a esta etapa da competição e faz sua melhor campanha desde 2008.
UOL Esporte
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário!