Odair supera lesão, e Brasil inicia Mundial de Lyon com ouro

Odair dos Santos deu a primeira vitória ao Brasil no Mundial Paralímpico Foto: Marcio Rodrigues/MPIX/CPB / Divulgação

Odair dos Santos deu a primeira vitória ao Brasil no Mundial Paralímpico

A estreia do Brasil no Mundial Paralímpico de Atletismo foi com o pé direito. Neste sábado, no Stade du Rhône, em Lyon, o paulista Odair dos Santos conquistou o ouro da prova dos 5000 m na categoria T11. O brasileiro fez um tempo de 15min33s37 e garantiu a vitória naquela que foi a primeira disputa a contar com atletas do País.

Odair fez a prova parecer fácil. Liderando a competição desde o começo, o paulista dominou os 5000 m e venceu com boa vantagem. O segundo lugar ficou com o chileno Cristian Valenzuela, enquanto o português Nuno Alves conquistou o bronze.

"Dá um destaque que é a primeira medalha do Brasil, hein gente! Por favor! (risos)”, brincou Odair ao encontrar com jornalistas após a prova. "É fantástico. Tive o privilégio de ser o primeiro atleta a conquistar o ouro na Nova Zelândia e pedia a Deus para repetir essa sensação. É indescritível. Só participando para saber a emoção", disse o paratleta.

O paulista ficou afastado das pistas por vários meses por conta de lesão sofrida no tendão durante a Paralimpíada de Londres na prova dos 1500 m. De volta desde fevereiro, Odair admite não estar 100%. "Só eu sei o que eu passei para chegar aqui hoje", afirmou.

"A gente define as estratégias e pelo fato deu não estar fazendo o treino adequado, com muita explosão, optei por sair mais forte no início e obter uma vantagem", contou.

Terra

Comentários