Muricy Ramalho deixa o comando do Santos após dois anos de trabalho

Muricy Ramalho conquistou quatro títulos em sua passagem como técnico do Santos

Muricy Ramalho conquistou quatro títulos em sua passagem como técnico do Santos

O Santos anunciou, nesta sexta-feira, a demissão do técnico Muricy Ramalho, encerrando assim uma relação de trabalho de dois anos na Vila Belmiro. A divulgação aconteceu depois de uma reunião entre os dirigentes alvinegros e Marcio Rivellino, empresário do treinador, que tratou da multa rescisória que será paga pelo clube. Muricy, que está em Ibiúna, já havia sido comunicado da decisão na noite de quinta.

Agora, as partes apenas negociam os últimos detalhes jurídicos. A multa do treinador, por contrato, se aproxima dos R$ 4 milhões e foi, por alguns meses, o grande trunfo de Muricy diante da pressão pela sua saída. A assessoria de imprensa do Santos confirma que o clube vai pagar a rescisão do contrato ao treinador, mas o valor exato depende da negociação entre as partes.

Nesta sexta, Odílio Rodrigues, vice-presidente e atual presidente em exercício, dará uma entrevista coletiva para solucionar as questões. Muricy Ramalho, a princípio, deve descansar um pouco antes de assumir uma nova função. Embora tenha ressaltado que as coisas podem mudar com o decorrer do mercado, Tata, auxiliar e braço direito do treinador, disse ao UOL Esporte que é "bem provável" que ele fique um tempo afastado dos gramados.

Já sem Muricy Ramalho, o Santos será dirigido neste sábado, contra o Grêmio, por Claudinei Oliveira, técnico da equipe sub-20. A partida na Vila Belmiro é válida pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.

Muricy assumiu o Santos em abril de 2011, semanas depois de abandonar o comando do Fluminense. O treinador encontrou o time em situação complicada na fase de grupos da Libertadores, mas conseguiu a classificação para a fase eliminatórias. Mais adiante conduziu a equipe ao sonhado tricampeonato sul-americano.

No mesmo ano Muricy comandou o Santos na conquista do Campeonato Paulista, com vitória sobre o Corinthians na decisão.

Ainda em 2011, Muricy Ramalho sofreu uma das derrotas mais emblemáticas de sua carreira, com a goleada por 4 a 0 para o Barcelona na decisão do Mundial de Clubes da Fifa, no Japão.

A temporada de 2012 voltou a ser marcada por títulos, com a conquista do Paulistão, em final com o Guarani, e na Recopa Sul-Americana, com triunfo sobre a Universidad de Chile.

Em 2013, apesar das contratações de Montillo e Marcos Assunção, Muricy não conseguiu oferecer um padrão tático à equipe. Mesmo assim conseguiu levar o time até a decisão do Paulista, em que foi batido pelo Corinthians. Na última semana, o treinador ainda lamentou a perda de Neymar para o Barcelona.

Mesmo antes de perder o camisa 11, a saída de Muricy Ramalho já era bastante cogitada. Na última quinta-feira, por exemplo, o diário AS, da Espanha, já informava que o argentino Marcelo Bielsa, do Athletic Bilbao, interessava ao clube brasileiro.

Em abril deste ano, Muricy precisou se afastar do Santos por um período de dez dias, em razão de uma diverticulite (inflamação no intestino grosso). O treinador ficou dois dias internado no Hospital São Luiz, em São Paulo, e na oportunidade externou a reflexão sobre abreviar a carreira.

UOL Esporte

Comentários