Carlos Muñoz, da Andretti, em Indianápolis
Dos seis treinos livres realizados até aqui na edição 2013 das 500 Milhas de Indianápolis, cinco foram liderados por carros equipados com motor Chevrolet e quatro, apenas por representantes da Andretti.
Nesta quinta-feira, o novato Carlos Muñoz, que faz sua estreia tanto na prova quanto na própria Indy, foi o primeiro piloto a constar no topo da folha de tempos pela segunda vez neste ano, superando o companheiro campeão Ryan Hunter-Reay nos dez minutos finais da sessão de seis horas. Com o terceiro lugar de Marco Andretti, a escuderia formou uma trinca no quadrioval de 2,5 milhas.
Andretti neto, aliás, vinha ponteando as atividades até a meia hora derradeira, com o tempo de 40s0210. Foi então que Hunter-Reay encaixou uma volta em 39s9990 e assumiu a liderança, já acima das 225 mph. Quando parecia que o piloto do #1 ficaria com a liderança, Muñoz estabeleceu a menor marca do ano até aqui, chegando a 39s9711 e a 225,163 mph de média.
Scott Dixon foi o único representante dos propulsores Honda entre os nove primeiros colocados, colocando a Ganassi #9 na quarta colocação, já a um décimo do líder.
Logo atrás, a apenas dois milésimos do neozelandês, ficou Hélio Castroneves, novamente o piloto mais bem colocado entre os brasileiros e também da Penske. O tricampeão da prova completou 87 giros nesta quinta, fazendo 40s0968 na de número 73.
Ernesto Viso colocou a quarta Andretti em sexto lugar, à frente de Ed Carpenter e Oriol Servià. O atual líder do campeonato, Takuma Sato, fechou os trabalhos em décimo, seu melhor resultado com a AJ Foyt-Honda em toda a semana.
Mais veloz no ensaio anterior, Dario Franchitti teve uma atuação discreta na sexta prática e terminou somente em 15º, assim como James Hinchcliffe, vencedor de duas provas em 2013 e representante da quinta Andretti. Desta vez, o canadense destoou do ritmo dos colegas de time, e encerrou o dia no 20º posto.
Os dois outros brasileiros inscritos para a prova, Tony Kanaan e Bia Figueiredo, finalizaram em 17º e 31ª, respectivamente. O baiano da KV concluiu 64 passagens ao todo e marcou 40s5104. Já a paulista da Dale Coyne deu 73 voltas, fechando a melhor delas em 40s9221 e sendo a última do extenso grupo de 31 pilotos a ficar no mesmo segundo do ponteiro.
Realizado com pista seca durante todo o momento, o treino desta quinta foi marcado pelo acidente do calouro Conor Daly, da Foyt, o primeiro da edição 2013. Na segunda hora de atividade, o americano perdeu o controle de seu Dallara-Honda na entrada da curva 1 e se chocou violentamente contra o muro. No retorno ao meio da pista, o carro quase chegou a decolar e capotar, mas permaneceu no chão e parou vários metros adiante.
UOL Esporte
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário!