Liberação de dupla gera queda de braço entre CBF e Bayern

Bayern de Munique quer Luiz Gustavo e Dante na final da Copa da Alemanha Foto: AP

Bayern de Munique quer Luiz Gustavo e Dante na final da Copa da Alemanha

A liberação do volante Luiz Gustavo e do zagueiro Dante para o jogo contra a Inglaterra, no próximo domingo, gerou um impasse entre a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Bayern de Munique. A dupla teria que se apresentar nesta terça-feira pelo cronograma da Seleção, mas não viajou ao Rio de Janeiro a pedido do clube alemão, que pretende utilizá-los na final da Copa da Alemanha, a ser disputada no sábado.

Parreira explicou que a situação será analisada na terça-feira Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

Parreira explicou que a situação será analisada na terça-feira

A CBF alega que recebeu um documento da Fifa que impede jogadores de defenderem os clubes até 14 dias antes da estreia na Copa das Confederações, justamente o sábado. Em caso de escalação sem a autorização da confederação nacional, a dupla seria desclassificada.

Em sua viagem à Europa, Luiz Felipe Scolari tratou diretamente com os clubes sobre a liberação dos jogadores. Por considerar o amistoso contra a Inglaterra importante na preparação para a Copa das Confederações, a intenção do treinador é contar com eles o mais rápido possível.

Diante do impasse, a CBF e a comissão técnica prometem uma decisão até a quarta-feira sobre a situação, mas sinalizam que não vão liberar Luiz Gustavo e Dante a atuarem no sábado. Neste caso, se entrarem em campo pelo Bayern, os dois estariam desclassificados da Copa das Confederações.

Ao chegar na concentração brasileira no Hotel Sheraton, o coordenador técnico Carlos Alberto Parreira avisou que falaria sobre o tema apenas depois de resolvido. Ele e Felipão farão uma reunião na noite desta terça para tratar sobre o tema. A tendência é que eles façam nova exigência ao Bayern, mas em caso de negativa, até a substituição dos jogadores para a Copa das Confederações pode ocorrer.

Felipão também se irritou com a insinuação do empresário Wagner Ribeiro para que Neymar fosse liberado para enfrentar o Grêmio, sábado, em uma despedida da Vila Belmiro. Antes de o pedido ser feito, o treinador já avisou, por meio da assessoria de imprensa, que não consideraria a hipótese. Por outro lado, a CBF irá liberar Neymar para uma apresentação ao Barcelona na próxima segunda, dia de folga do elenco.

Terra