Obras dos estádios da Copa precisam dobrar ritmo de trabalho para cumprir prazo

No Maracanã, o ritmo dos trabalhos terá que triplicar para a obra ser entregue no prazo

No Maracanã, o ritmo dos trabalhos terá que triplicar para a obra ser entregue no prazo

Dos 12 estádios que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014, dez ainda não estão prontos. E, para que sejam entregues nas datas previstas atualmente, será necessário, em média, que os trabalhos corram 2,4 vezes mais rápido do que vêm correndo atualmente.

Segundo acordo firmado com a Fifa, todos os estádios que serão utilizados no Mundial de 2014 deverão ser entregues até o dia 31 de dezembro deste ano. Algumas arenas, porém, deverão ser entregues antes desta data, como, por exemplo, as arenas que sediarão a Copa das Confederações, que começa no próximo dia 15 de junho. É o caso do Maracanã, da Arena Pernambuco, do Estádio Nacional Mané Garrincha (Brasília) e da Arena Fonte Nova, em Salvador. 

Todas as arenas precisarão acelerar o passo nessa reta final. O caso mais agudo é o do Mané Garrincha, palco do jogo de abertura da Copa das Confederações, onde as obras terão que andar 3,5 vezes mais rápido neste e no próximo mês.

De acordo com o último dado divulgado pelo governo do Distrito Federal, que toca e banca integralmente a obra, os trabalhos estão 90% concluídos. Para a obra ficar pronta até o dia 21 de abril, data de entrega prevista, os operários terão que construir quase 10% do estádio em um intervalo de um mês. Considerando que, segundo o próprio governo local, durante todo o mês de fevereiro, a obra evoluiu apenas de 89% para 90% de conclusão, pode-se imaginar quão difícil será cumprir o prazo.

Situação semelhante vive o Maracanã, onde a reforma está atualmente 90% concluída, segundo o governo do Estado do Rio de Janeiro, e a entrega está marcada para o dia 27 de abril. Para cumprir o prazo, as obras terão que evoluir nesta reta final a uma velocidade 3,2 vezes maior do que a média desde o início dos trabalhos, em agosto de 2010.

O estádio carioca é o que mais preocupa os dirigentes da Fifa. Palco da final da Copa das Confederações, o estádio teve sua data de entrega alterada duas vezes no últimos meses. A arena deveria ser entregue até fevereiro - como todos os estádios que serão utilizados na Copa das Confederações.

Percebendo que isso não iria ocorrer, a Fifa alterou o limite para 15 de abril. Após o alagamento do canteiro de obras ocorrido no início do mês em virtude das chuvas, a data de entrega do Maracanã passou a ser o dia 27 de abril. 

Já admitindo que as datas ideais de entrega das arenas da Copa das Confederações tornaram-se impraticáveis, a Fifa e o COL (Comitê Organizador Local da Copa do Mundo) voltam sua atenção para 2014. Em entrevista coletiva concedida no último dia 7 de março, o ex-jogador Ronaldo, membro do comitê, pediu o cumprimento dos prazos para o Mundial. Teve seu discurso endossado pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que destacou que a data-limite de entrega dos estádios é 31 de dezembro de 2013. Será preciso correr.

UOL Esporte

Comentários