Com 80% de peças novas, Williams apresenta novo carro na Espanha





















A Williams apresentou nesta terça-feira, no Circuito de Montmeló, na Espanha, o novo carro para a temporada 2013. Os pilotos da escuderia britânica, Pastor Maldonado e Valtteri Bottas, posaram ao lado do FW35, novamente empurrado pelo motor Renault, que contém 80% de novas peças em relação ao carro do ano passado.

Com a mesma pintura do ano passado e sem degrau no bico, o carro foi lançado em Barcelona, antes do início da segunda bateria de testes coletivos da Fórmula 1.

Embora seja uma evolução do carro de 2012, o FW35 é “80% novo”, com mudanças no câmbio, suspensão traseira, radiador, assoalho, difusor e carenagem, além do bico reformado e mudanças no peso.

"Este carro é uma evolução do FW34 de 2012. É melhor e mais refinado, com mais de 80% de novas peças", explicou o diretor técnico da Williams F1, Mike Coughlan. Ele disse também que a caixa de câmbio já passou por mais de 3.200 km de testes.

A Williams terá como pilotos na temporada 2013 o venezuelano Pastor Maldonado e o finlandês Valtteri Bottas, estreante na Fórmula 1 e que substitui o brasileiro Bruno Senna, que disputará o campeonato de GT, com a Aston Martin.


A escolha por fazer o lançamento em Barcelona também envolve a história de Pastor Maldonado com o circuito, uma vez que foi nesta pista que o venezuelano subiu no lugar mais alto do pódio pela primeira, e única, vez na carreira. As boas lembranças devem motivá-lo para mais uma temporada à frente da Williams.

"No ano passado, nós ganhamos uma corrida e fomos competitivos, mas nesta temporada nós temos de ser ainda mais competitivos, e eu acredito que isso é possível", disse Pastor Maldonado. "A consistência será a nossa principal meta para podermos diminuir a diferença para as equipes que estão à nossa frente", completou o piloto venezuelano.

O proprietário da equipe, Frank Williams, ressaltou que vai aguardar o Grande Prêmio da Austrália para de fato ver a real capacidade do carro, mas destacou o trabalho dos funcionários envolvidos no projeto.

“Um grupo de pessoas talentosas, com boa imaginação e muita coragem, trabalhou em conjunto para construir o FW35-Renault. Teremos que esperar até a Austrália para ver realmente o que temos, mas acreditamos que é um passo à frente do carro do ano passado, que também foi um veículo muito competitivo”, afirmou.

O piloto Valtteri Bottas também demonstrou satisfação com as mudanças. "Estou muito animado", disse. "O momento em que as luzes se apagarem em Melbourne é o momento que eu esperei em toda a minha carreira no automobilismo".

A Williams terá oito dias de treinamentos em dois testes separados em Barcelona para preparação para o GP da Austrália, que será realizado no próximo dia 17 de março.

Terra

Comentários