Massa reagiu após férias de agosto e pode renovar com Ferrari nesta terça-feira
De quase demitido, Felipe Massa reagiu e nesta terça-feira "assinará a renovação" de contrato com a Ferrari, segundo publica o jornal italiano La Stampa. Em reportagem veiculada em seu site nesta segunda, o diário esboça explicações sobre a reviravolta na temporada do brasileiro na Fórmula 1 e aponta que provavelmente o piloto se sentiu mais forte após não ser demitido - possibilidade na qual teria acreditado.
Em tom de ironia, o diário aponta que, em "três anos de escuro" nos quais não se destacou, Massa "se lamentou por problemas de tráfego, pneus, suspensões, guard-rails, retas e freios e de repente se lembra de como se dirige", elogiando o desempenho do piloto no Grande Prêmio da Coreia do Sul, no último domingo, no qual ficou na quarta posição.
O brasileiro, que marcou 25 pontos nas 11 primeiras corridas de 2012, reagiu a partir do GP da Bélgica, depois das férias de agosto, e é o segundo piloto da F1 que mais pontuou: soma 56 pontos nas últimas cinco corridas, contra 93 do alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, 55 do britânico Jenson Button, da McLaren, e 45 de seu companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso.
Especulando sobre os motivos da reação, o jornal aponta uma razão psicológica e uma técnica. "A primeira: a Ferrari não o demitiu no fim de agosto, como talvez ele teria esperado (e merecido). Quando entendeu que ainda tinha uma chance, decidiu tentar se divertir", escreve o periódico.
O próprio piloto, depois do GP da Coreia, admitiu que não imaginava que "a Ferrari esperasse tanto para decidir" o nome do parceiro de Alonso para 2013 e assim passou a pensar que deveria dirigir como sabe e não pensar exageradamente no futuro - passando a sentir menos pressão.
"E depois há a explicação técnica: Massa guia bem quando 'sente' o carro. O F2012 no início do ano era um carro hostil que apenas Alonso sabia levar ao limite. As melhoras, se não transformaram-no em um míssil, pelo menos deixaram-no compreensível, e o piloto imediatamente se aproximou dos melhores. Até demais: ontem (domingo) em certos momentos era o mais veloz da pista e tirava o pé do acelerador para não terminar muito próximo ao companheiro de equipe", prossegue o jornal, em referência a Alonso, que luta pelo título mundial com Vettel e terminou a prova no terceiro lugar.
Assim como fez nesta segunda-feira a rede britânica BBC, o jornal La Stampa também dá como certa a renovação de contrato de Massa. O brasileiro, cujo vínculo com a Ferrari se encerra neste ano, tem reunião marcada com o presidente da montadora italiana, Luca di Montezemolo, nesta terça-feira em Maranello, sede da companhia.
"Teremos a chance de conversar sobre seu futuro e então eu tomarei uma decisão", disse Di Montezemolo sobre o encontro, em declarações publicadas nesta segunda no site oficial da Ferrari. O dirigente também se definiu "feliz por ver Massa de volta ao alto nível".
Terra
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário!