Hunter-Reay fica em 4º, fatura título e aumenta carma de Power


Americano comemora a conquista do título. Foto: AFP
Americano comemora a conquista do título
Nas temporadas 2010 e 2011, Will Power perdeu o troféu da Fórmula Indy para o escocês Dario Franchitti na última corrida. Neste sábado, no circuito oval de Fontana (que fechou o Mundial de 2012), o australiano bateu sozinho, abandonou e foi superado na classificação pelo americano Ryan Hunter-Reay, que, com uma quarta posição, conquistou o título inédito.
A prova foi vencida por Ed Carpenter. Franchitti ficou em segundo e o pódio foi completado por Scott Dixon.
Hunter-Reay, da Andretti, além de prolongar a estigma de vice do rival da Penske, encerrou o jejum de conquistas de pilotos nascidos nos Estados Unidos na categoria. O último campeão havia sido Sam Hornish Jr em 2006.
Entre os brasileiros, o melhor foi Helio Castroneves, que terminou em sétimo. Tony Kanaan bateu forte no fim quando estava no top 10, e Rubens Barrichello, depois de protagonizar um bom início de prova, abandonou por um problema no motor na volta 108.
O grid formado no qualificatório de sexta-feira foi amplamente alterado. A maioria dos pilotos optou por trocar o motor e ser punido com a perda de dez posições. Com isso, os brasileiros Tony Kanaan e Rubens Barrichello, por exemplo, acabaram beneficiados e largaram, respectivamente, da terceira e sexta posições.
As mudanças, porém, não impediram o ótimo início de corrida do japonês Takuma Sato. O piloto, da equipe Rahal Letterman, saiu do 21º posto e, na volta de número 50, já apareceu na sétima colocação.
Além disso, por ser um circuito oval, a corrida surpreendentemente demorou a ser interrompida. E a primeira bandeira amarela tirou justamente um dos postulantes ao título. Na volta 55, o australiano Power bateu no muro de proteção, deu adeus à disputa e viu o filme dos dois últimos anos se repetir.
Com a saída precoce do concorrente, Ryan Hunter-Reay, da Andretti (que começou o sábado 17 pontos atrás de Power), passou a precisar de, no mínimo, uma sexta posição para ser campeão. E o americano, mesmo tendo largado em 22º, já tinha conseguido, antes mesmo da metade da prova, figurar entre os dez primeiros.
Na volta 124, a Penske ressuscitou o carro e Power, com o objetivo de obter alguns pontos a mais, retornou à pista. O plano (que obrigou Hunter-Reay a terminar em quinto), porém, foi abortado logo em seguida e abriu de vez o caminho para o americano.
Na parte final do circuito, o piloto da Andretti pisou fundo, ganhou posições e, ao assumir o quinto posto, não saiu mais da "zona de conforto". Quando restavam nove voltas para o fim, Kanaan bateu forte e obrigou uma bandeira vermelha.
Mas nem mesmo a paralisação e a forte batida de Sato antes da bandeira quadriculada tiraram o título do americano, que terminou em quarto. Com isso, Hunter-Reay contabilizou 468 pontos, três a mais que Power, e engordou a conta bancária com mais R$ 2 milhões
Terra

Comentários