Castroneves vence prova de abertura da Indy; Rubinho é 17º

Castroneves é o líder da Indy na temporada 2012. Foto: Getty Images

Castroneves é o líder da Indy na temporada 2012

Hélio Castroneves venceu neste domingo a corrida de São Petersburgo (EUA), primeira etapa da Formula Indy em 2012. O brasileiro da equipe Penske ( que largou em quinto) cruzou a linha de chegada uma volta antes de Rubens Barrichello (KV Racing), que fazia sua estreia na Indy e fez corrida discreta, terminando em 17°. O também brasileiro Tony Kanaan (KV Racing) abandonou a prova.

Com a vitória, Castroneves (que nunca venceu o mundial de Fórmula Indy) assume a ponta do campeonato, com 50 pontos; o neozelandês Scott Dixon (Chip Ganassi), que terminou em segundo, fica com 40 pontos; o americano Ryan Hunter-Reay (Andretti) completou o pódio e tem 35 pontos.

A prova de estreia na Indy em 2012 fez jus à tradição da categoria. Com muitas paradas, a corrida registrou muitas trocas de posição inclusive na liderança. O vencedor Castroneves assumiu a liderança faltando cerca 20 voltas para o final.

A prova

A corrida seguia monótona, sem quebras nem ultrapassagens nas primeiras 12 voltas. Na volta de número 13, com problemas, a britânica Katherine Legge parou no meio da pista. Muitos aproveitam a bandeira amarela para trocar pneus. Will Power, um dos que aproveitou para ir aos boxes, caiu de primeiro para 12°. Barrichello (que seguiu na pista) foi à oitava colocação.

Na 20° volta, nova bandeira amarela movimentou a corrida, quando o britânico James Jakes bateu na barreira de pneus. Com a nova parada, Barrichello foi para os boxes e voltou na 21° parada; na saída dos boxes, foi ultrapassado pelo americano Graham Rahal.

Na volta 21, Tony Kanaan, que seria líder após a saída do safety car, abandonou a prova, depois de parar no meio da pista. Em entrevista à TV Bandeirantes, o piloto associou sua saída a um problema no alternador, que dificultava o carregamento da bateria do carro.

Na volta 45, o americano Ed Carpenter foi tocado por Hélio Castroneves (BRA), rodou e ficou na pista. O acidente provocou a terceira bandeira amarela da prova. Com mais uma paralisação, muitos pilotos foram aos boxes, inclusive Barrichello, que voltou em 17° (o brasileiro era 12° antes da parada). Scott Dixon ficou na pista e assumiu a ponta.

Castroneves assume a liderança

O brasileiro Hélio Castroneves fazia ótima prova e disputava com Scott Dixon a ponta. O brasileiro era o terceiro quando começou a pressionar o rival para ultrapassá-lo.

Faltando cerca de 20 voltas para o final da prova, o brasileiro finalmente alcançou Dixon e conseguiu a bela ultrapassagem que decidiria a corrida. Depois de assumir a ponta, Hélio não deu chances ao rival e abriu vantagem (que chegou a sete segundos) para confirmar a vitória.

RESULTADO FINAL DA ETAPA DE ST.PETERSBURG

1 - Helio Castroneves (BRA) Penske - 100 voltas
2 - Scott Dixon (NZL) Ganassi - a 5s5292
3 - Ryan Hunter-Reay (EUA) Andretti Autosport - a 7s5824
4 - James Hinchcliffe (EUA) Andretti Autosport - a 10s6526
5 - Ryan Briscoe (AUS) Penske - a 11s7854
6 - Simon Pagenaud (FRA) Schmidt Hamilton - a 31s2623
7 - Will Power (AUS) Penske - a 34s6582
8 - EJ Viso (VEN) KV Racing - a 35s5943
9 - Charlie Kimball (CAN) Ganassi - a 43s1425
10 - Justin Wilson (GBR) Dale Coyne - a 44s3141
11 - Josef Newgarden (EUA) Sarah Fisher - a 44s8275
12 - Graham Rahal (EUA) Ganassi - a 45s1080
13 - Dario Franchitti (GBR) Ganassi - a 45s8468
14 - Marco Andretti (EUA) Andretti Autosport - a uma volta
15 - Alex Tagliani (CAN) Team Barracuda - a uma volta
16 - Oriol Servia (ESP) Lotus Dreyer & Reinbold - a uma volta
17 - Rubens Barrichello (BRA) KV Racing - a duas voltas
18 - Ed Carpenter (EUA) Ed Carpenter - a duas voltas
19 - JR Hildebrand (EUA) Panther - a quatro voltas

ABANDONOS

Mike Conway (GBR) Foyt - a 25 voltas (mecânico)
Sebastien Bourdais (FRA) Lotus Dreyer & Reinbold - a 27 voltas (escapada)
Takuma Sato (JAP) Rahal Letterman Lanigan - a 27 voltas (elétrico)
Katherine Legge (GBR) Lotus Dragon - a 41 voltas (escapada)
Simona de Silvestro (SUI) HVM - a 78 voltas (mecânico)
Tony Kanaan (BRA) KV Racing - a 79 voltas (elétrico)
James Jakes (GBR) Dale Coyne - a 81 voltas (contato)

Comentários