Torcedor do Comercial, Leão revive infância e homenagens no Morumbi

Natural de Ribeirão Preto, técnico será homenageado pelo clube de coração antes da partida desta quinta. Foto: João Pires/Vipcomm/Divulgação

Natural de Ribeirão Preto, técnico será homenageado pelo clube de coração antes da partida desta quinta

A temporada de 1968 foi a única em que o goleiro Emerson Leão defendeu as cores do Comercial, time de sua cidade natal, Ribeirão Preto, no interior do Estado de São Paulo. Apesar do pouco tempo na meta comercialina, o atual treinador do São Paulo está na galeria de grandes ídolos, pois nunca escondeu a torcida e admiração pelo clube interiorano.

Minutos antes dos times que dividem o coração do técnico no momento se enfrentarem, nesta quinta-feira, às 21h50 (de Brasília), no Estádio do Morumbi, Leão receberá mais uma homenagem do Comercial que, curiosamente, é apelidado de "Leão do Norte". Em 2011, ano do centenário do clube, ele ganhou uma medalha comemorativa e, dessa vez, levará para casa uma flâmula.

Quem explica o novo tributo é o presidente do Comercial, Nelson Lacerda, que exaltou a figura do profissional. "Leão foi jogador, torcedor. Começou sua história aqui no Comercial e se tornou uma das figuras eternas desse clube. Ele esteve na festa do centenário em outubro de 2011, ganhou uma medalha comemorativa, mas será homenageado outra vez, com uma flâmula do clube. É um homem de sucesso, uma figura histórica, que leva a bandeira do Comercial para onde for", disse Lacerda, que vê a partida como única para o técnico. "Acredito que seja uma alegria para ele ver o Comercial na elite".

Agradecido, Emerson Leão confirmou o discurso de Lacerda e exaltou seu passado no clube formador. "Eu sou de Ribeirão Preto, o pessoal mais antigo me conhece dos campinhos. Foi onde cresci. O Comercial sempre foi meu clube de coração e mesmo tendo jogado lá não comecei meu amor, meu relacionamento com o Comercial como atleta, mas como garoto, apenas como torcedor. Hoje tenho a alegria de reencontrar o Comercial na elite, será um prazer".

Antes de chegar ao São José, onde se profissionalizou, Leão já convivia com os futuros craques do Comercial e também do Botafogo. "Tinha muitos amigos tricolores, mas escolhi o alvinegro", brinca. Anos depois o goleiro retornou, mas só teve a chance de defender a equipe por uma temporada já que, em 1969, se tornaria jogador do Palmeiras para iniciar a carreira gloriosa.

"Uma das minhas maiores alegrias foi comparecer à festa do centenário e ser homenageado. A torcida gritou "O Campeão Voltou", cantou o hino do clube. Eu cresci e a cidade cresceu. Recordei minha infância", encerrou o ex-jogador do Comercial que, no ano passado, antes mesmo de ser contratado pelo São Paulo, foi personagem de um DVD da história do clube.

Comentários