Bielorrussa, 22 anos, exibe troféu do Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam de sua carreira
Azarenka, 22 anos, era quem parecia a veterana na Rod Laver Arena diante da mais experiente Sharapova, 24, campeã de três Grand Slams na carreira. De quebra, o primeiro grande título da carreira da bielorrussa ainda vem complementado com a ascensão inédita à liderança do ranking mundial: ela desbancará a dinamarquesa Caroline Wozniacki na próxima segunda-feira.
A apresentação de Azarenka só não foi perfeita porque ela entrou em quadra um pouco nervosa. Com uma dupla-falta logo no primeiro game, a tenista viu Sharapova vibrar e rapidamente abrir vantagem de 2/0.
Quando sacava em 0-30 no terceiro game, a bielorrussa iniciou a recuperação, ganhando quatro pontos seguidos para confirmar seu serviço pela primeira vez no duelo. Daí para frente o que se viu foi um show da jovem, que faturou 11 dos 12 games que ainda seriam disputados na partida.
Esta foi a quarta vitória de Azarenka sobre Sharapova. Agora são sete encontros realizados entre elas. A russa já havia perdido finais para a rival tanto em Miami, em 2011, quanto em Stanford, em 2010, e colecionou novo revés em uma ocasião importante. Com o resultado, a atleta desperdiça a oportunidade de retornar à ponta do ranking feminino e de quebrar um jejum em Slams - seu último troféu nesse nível foi conquistado na própria cidade de Melbourne, em 2008.
Números comprovam passeio
Para se tornar a primeira bielorrussa campeã de um Grand Slam em todos os tempos, Azarenka fez uma das melhores exibições da carreira. Em uma hora e 22 minutos de embate, ela conseguiu 14 winners - mesmo número de Sharapova - e apenas 12 erros não forçados, 18 a menos que a rival.
O domínio ficou ainda mais claro na comparação dos pontos ganhos: 61 a 38. Mais veloz que a adversária, Azarenka fez Sharapova se mover bastante na quadra, encaixando inclusive deixadinhas e voleios - venceu sete dos oito pontos disputados à rede.
Início ruim não impede vitória fácil com "pneu" (6/0)
O nervosismo mostrado pela ganhadora nos dois primeiros games praticamente desapareceu depois. Ela começou a dominar a partida no oitavo game, quando Sharapova sacava em 40-30, mas cometeu uma dupla-falta. Depois de desperdiçar um break point, Azarenka subiu duas vezes à rede e confirmou a quebra de saque com precisão.
Nesse momento a bielorrussa gritou para comemorar e iniciou uma sequência de sete games seguidos, o que se concluiu com um "pneu" (6/0) no segundo set. Em toda a segunda parcial, ela só foi ameaçada quando sacou para confirmar o título. Contando com a sorte em uma bola que tocou a fita da rede e passou lentamente à quadra da adversária, Sharapova chegou ao break point, salvo com um bom backhand (esquerda) da oponente. Seria o último suspiro da russa, que teve de se render à eficiência da Azarenka.
A jovem, que já havia ganhado o Aberto da Austrália como juvenil em 2005, tem o desafio agora de estabelecer um domínio no circuito profissional. Quatro tenistas diferentes são as atuais campeãs dos quatro Grand Slams, algo inédito na história do tênis feminino - enquanto Azarenka detém a coroa em Melbourne, a chinesa Na Li triunfou em Roland Garros, a checa Petra Kvitova em Wimbledon e a australiana Samantha Stosur no Aberto dos Estados Unidos.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário!