Blatter confirmou o Marrocos como sede dos Mundiais de 2013 e 2014
"Em 2013 e 2014, organizaremos o Mundial de Clubes da Fifa no Marrocos, que apresentou excelentes condições técnicas e ótimos pontos de vista para receber o torneio", anunciou o mandatário da Fifa. Marrocos era candidato único para receber a competição, já que, em outubro, Irã, África do Sul e Emirados Árabes, que tinham interesse, desistiram e acabaram não requerendo a candidatura oficial.
O Marrocos receberá, assim, a 10ª e 11ª edição da competição. O Japão, que abrigará neste domingo a decisão entre Santos e Barcelona, deixará de receber a competição em 2012. A nação africana será o quarto país diferente a sediar o torneio mundial: além do Japão, os Emirados Árabes e o Brasil, em 2000, organizaram o torneio sob a chancela da Fifa.
O país oriental recebeu o torneio também nos anos de 2005, quando o São Paulo foi campeão sobre o Liverpool; 2006, com vitória do Internacional sobre o Barcelona; 2007, triunfo do Milan sobre o Boca Juniors; e 2008, título do Manchester United sobre a LDU,
Já em 2009, ano em que o Barcelona bateu o Estudiantes; e 2010, edição na qual a Inter de Milão passou na final pelo surpreendente TP Mazembe, a competição mundial acabou sendo realizada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
A primeira edição do Mundial sob a organização da Fifa ocorreu no ano de 2000, no Brasil. Na ocasião, o Corinthians realizou a final contra o Vasco, e bateu a equipe carioca nos pênaltis, depois de um empate sem gols no tempo normal e na prorrogação.
A confirmação do Marrocos confirma a ideia de crescimento da Fifa em países em desenvolvimento. Depois de a África do Sul receber a Copa do Mundo em 2010, o país que faz parte da "África Branca" - nações localizadas ao norte do continente e com a população de maioria muçulmana - terá a responsabilidade de receber os principais clubes do planeta.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário!