Em prova de erros e acidentes, Pedrosa vence em Motegi

Após queda, o italiano Valentino Rossi abandonou a prova vencida pelo espanhol Dani Pedrosa. Foto: Reuters

Após queda, o italiano Valentino Rossi abandonou a prova vencida pelo espanhol Dani Pedrosa

O Grande Prêmio do Japão de MotoGP foi mais movimentado e surpreendente do que os fãs, pilotos e equipes esperavam. Uma colisão logo na segunda curva tirou Valentino Rossi da prova, e erros de pilotagem de Casey Stoner e Andrea Dovizioso fizeram a vitória praticamente cair no colo do espanhol Dani Pedrosa, com o compatriota Jorge Lorenzo em segundo.

A primeira batida da corrida foi justamente do heptacampeão da categoria. Rossi tentou ultrapassar o desafeto Lorenzo e acabou tocando o rival, perdendo o controle da sua moto e acertando Ben Spies. O novo piloto da Yamaha conseguiu sair da rota de colisão por fora da pista e se manter sobre sua moto, mas Valentino caiu e deslizou para fora da pista, abandonando a prova.

O ocorrido fez Stoner deslanchar na ponta e chegar a abrir mais de um segundo de vantagem, mas somente até a quarta volta, quando ele errou o ponto de freada e acabou saindo da pista. Dovizioso, que havia ultrapassado Pedrosa, ficou com a liderança e o australiano voltou apenas na sétima colocação.

Apesar de ascender ao primeiro lugar, Dovizioso foi flagrado por queimar a largada e foi punido com um drive-through - a exemplo de Marco Simoncelli, da Gresini, e Cal Crutchlow, da Tech 3 Yamaha. Assim, a briga pela ponta ficou para Pedrosa - que herdou a primeira posição - e Lorenzo, com as posições dos dois espanhóis se mantendo até o final. Stoner ficou em terceiro, seguido de Simoncelli e Dovizioso.

Seis pilotos não completaram a prova. Além de Valentino Rossi, o campeão da Moto2 Toni Elías fazia a sua melhor apresentação na divisão principal da motovelocidade, chegando à sexta colocação a sete voltas do final, mas o piloto espanhol da LCR Honda abandonou a prova por problemas em sua moto.

Outro piloto ibérico, Hector Barberá sofreu uma fratura na clavícula. Na volta 2, ele caiu após errar na curva 12 e ficou no chão por alguns instantes, sendo socorrido e levado a um hospital. Os exames confirmaram apenas a lesão no ombro, mas ele deverá ficar em observação por pelo menos 24 horas.
Foi a terceira vitória de Dani Pedrosa no campeonato de 2011. De fora por algumas corridas em virtude de fraturas nas duas clavículas, ele é apenas o quarto colocado na tabela, com 195 pontos - um a menos que Dovizioso. Casey Stoner segue líder com folga, com 300 pontos - 40 à frente de Lorenzo. A próxima etapa da MotoGP será o GP da Austrália, dentro de duas semanas.
Confira o resultado do Grande Prêmio do Japão de MotoGP:

1º) Dani Pedrosa (ESP/Honda), 42min47s481
2º) Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha), a 7s299
3º) Casey Stoner (AUS/Honda), a 18s380
4º) Marco Simoncelli (ITA/Gresini Honda), a 23s550
5º) Andrea Dovizioso (ITA/Honda), a 23s691
6º) Ben Spies (EUA/Yamaha), a 37s604
7º) Nicky Hayden (EUA/Ducati), a 39s167
8º) Colin Edwards (EUA/Tech 3 Yamaha), a 45s023
9º) Hiroshi Aoyama (JAP/Gresini Honda), a 49s074
10º) Randy de Puniet (FRA/Pramac Ducati), a 59s022
11º) Cal Crutchlow (ING/Tech 3 Yamaha), a 1min13s964
12º) Kousuke Akiyoshi (JAP/LCR Honda), a 1min21s709
13º) Shinichi Ito (JAP/Honda) a 1min26s381

Não terminaram:

Toni Elias (ESP/LCR Honda), 7 voltas
Alvaro Bautista (ESP/Suzuki), 11 voltas
Damian Cudlin (AUS/Pramac Ducati), 11 voltas
Hector Barbera (ESP/Aspar Ducati), 23 voltas
Valentino Rossi (ITA/Ducati), 0 voltas

Comentários