Vasco empata no último minuto e evita nova surpresa do Bahia no Rio

Com gol de Élton aos 49min do segundo tempo, em lance contestado pelos baianos, Vasco e Bahia empataram por 1 a 1 em São Januário, na noite desta quinta-feira, pela 12ª rodada da Série A. Após abrir 1 a 0 com Reinaldo, aos 5min do primeiro tempo, o time tricolor segurava a pressão da equipe da casa até o último lance do jogo, graças a uma grande atuação do goleiro Marcelo Lomba. Parecia que se repetiria o feito do Bahia na 5ª rodada, quando derrotou o Fluminense por 1 a 0 no Engenhão.

No fim da partida, porém, a insistência vascaína deu resultado e, se não alcançaram a quarta vitória seguida na competição, os comandados de Ricardo Gomes ao menos conseguiram diminuir em um ponto a diferença para o líder Corinthians: agora o clube cruz-maltino tem 21 pontos, em quinto, a sete da equipe paulista.

Já o Bahia termina a rodada em 16º, com doze pontos, a um do Santos, o melhor colocado dentro da zona do rebaixamento. O resultado deixa o técnico René Simões ainda mais ameaçado no cargo, já há seis partidas sem vencer.

Na próxima rodada, os dois times voltam a campo no domingo, dia 31 de julho. Às 16h (de Brasília), o Vasco enfrenta o São Paulo, fora de casa. Às 18h30, em Salvador, os baianos recebem o Figueirense.

O jogo

Antes do jogo começar, o favoritismo carioca era amplo: vindo de uma sequência de três vitórias, contando com os retornos dos ídolos Juninho e Felipe e embalado com a convocação do zagueiro Dedé para a Seleção Brasileira, o time cruz-maltino recebeu em seu estádio o desacreditado Bahia, que via o treinador René Simões ameaçado no cargo, não vencia há cinco partidas e não tinha a presença do atacante Jobson, uma das grandes estrelas do elenco.

Como alento aos baianos, apenas a invencibilidade contra cariocas neste Brasileiro: em três jogos até então, foram dois empates em Salvador (contra Flamengo e Botafogo) e uma vitória contra o Fluminense fora de casa. A máxima se manteve.

Reinaldo não precisou mais do que cinco minutos para marcar o seu primeiro gol com a camisa do Bahia em sua estreia como titular (no jogo anterior, contra o Coritiba, o atacante entrou no segundo tempo). O camisa 79 surpreendeu São Januário abrindo ao placar, após receber passe de Souza, que fez bem o pivô dentro da pequena área.

Os vascaínos não se abateram com a desvantagem e partiram em busca do gol de empate. Coube ao goleiro Marcelo Lomba, emprestado pelo rival Flamengo ao Bahia, segurar a pressão.

Aos 12min, Felipe fez boa jogada pelo meio e bateu cruzado, exingo boa defesa do camisa 1 da equipe tricolor. Aos 24min, nova grande defesa, em chute de Juninho Pernambucano de fora da área.

Na sequência do primeiro tempo, Lomba apareceu ainda com destaque evitando gols de Alecsandro, aos 27min, e Romulo, cara a cara, aos 30min. O goleiro foi para o intervalo consagrado.

As duas equipes voltaram sem alterações para a segunda etapa e os cariocas seguiram no ataque. O Bahia, porém, chegou perto de marcar o segundo em um contra-ataque puxado por Lulinha. A bola chegou até Marcos, que cruzou. A bola foi desviada, passou por Fernando Prass, e Fagner evitou o gol.

O Vasco tentava de todos os jeitos: de cabeça, com Dedé, chutando de longe, com Juninho, e até de voleio, com Élton, mas Marcelo Lomba estava em noite inspirada. Aos 30min do segundo tempo, o Vasco já havia finalizado 30 vezes, contra apenas quatro chutes a gol do adversário.

Aos 49min, quando Marcio Careca já havia sido expulso por agressão a Marcos, o time carioca, insistente, chegou ao empate: até o goleiro Fernando Prass foi para a área quando Juninho bateu falta pela esquerda. No cruzamento, Marcelo Lomba não conseguiu afastar e Bernardo cabeceou. Antes de entrar, Élton ainda desviou a bola que selou a igualdade em São Januário.

Após o apito final, os jogadores do Bahia foram para cima do árbitro Sandro Meira Ricci, reclamando de falta em Lomba na jogada do gol vascaíno e dos 4 minutos de acréscimo.

Comentários