Principal esperança brasileira de título no Aberto do Brasil, Thomaz Bellucci dará, na noite desta quarta-feira, o primeiro passo de sua trajetória na edição 2011 do único torneio ATP realizado no País. O paulista, 23 anos, já tratado como astro nos bastidores da Costa do Sauípe, larga contra o argentino Carlos Berlocq na quadra central, no mais aguardado duelo do dia.
Já garantido nas oitavas de final por antecipação, por se tratar do terceiro cabeça de chave no litoral baiano, Bellucci é a aposta verde e amarela para desbancar a "armada espanhola" que se estabeleceu na Costa do Sauípe desde 2008 e novamente pinta como favorita. De lá para cá, apenas representantes do país europeu saíram vencedores (Nicolás Almagro, Tommy Robredo e Juan Carlos Ferrero, na ordem).
Além disso, o paulista de Tietê tentará vingar a derrota de um compatriota no qualifying: nesta terça-feira, o gaúcho André Ghem foi batido por Berlocq por 2 a 0 e deu adeus ao torneio. Para prosseguir contra o argentino, Bellucci conta com a experiência de três participações anteriores na Bahia. Em 2008, debutou com queda na estreia. Em seguida, surpreendeu e só foi derrotado na final, por Robredo. Já na temporada passada se despediu nas quartas, em duelo caseiro contra Ricardo Mello.
"O importante é estar preparado, assim como estou, e bem confiante. Ajustamos (com o técnico Larri Passos) o que tínhamos que afinar nos últimos três dias. Posso fazer uma boa estreia e vou lutar muito neste primeiro jogo, que é sempre muito importante", disse o atual 37º do ranking mundial.
Dia de estreia de favoritos
Além de Bellucci, os outros três cabeça de chaves iniciam nesta quarta suas caminhadas na Costa do Sauípe. Apontado como principal favorito ao título, Almagro terá pela frente um tenista da "casa", vindo do qualifying: João Souza, o Feijão, número 131 do mundo. Nem por isso se abala e mostra confiança. "Meu adversário terá apoio do público, mas vim mentalmente pronto para fazer as coisas que devo fazer e seguir em frente na competição", disse o 13º tenista da ATP.
Outro duelo Brasil x Espanha que irá movimentar a quadra central será entre o cabeça de chave número 2, Albert Montañes, e o local Ricardo Mello, que nesta terça-feira passou pelo colombiano Santiago Giraldo. Contra o europeu está o retrospecto de nunca ter passado da segunda rodada desde 2004, quando passou a participar do Aberto do Brasil.
Na abertura do dia na quadra principal, mais um duelo que merece atenção. Sensação do Aberto da Austrália recentemente, o ucraniano Alexandr Dolgopolov medirá forças com o espanhol Ruben Ramirez Hidalgo, nº 79 da ATP. Embalado por grandes vitórias sobre o sueco Robin Soderling (quarto do ranking) e o francês Jo-Wilfried Tsonga (13º), o tenista caiu apenas nas quartas de final do primeiro Grand Slam do ano. Com isso atingiu o melhor ranking da carreira (32º).
Confira a programação desta 4ª no Sauípe:
Quadra central - 15h00 (16h de Brasília)
Ruben Ramirez Hidalgo (ESP) x Alexandr Dolgopolov (UCR)
Ricardo Mello (BRA) x Albert Montañes (ESP)
Thomaz Bellucci (BRA) x Carlos Berlocq (ARG)
Nicolas Almagro (ESP) x João Souza (BRA)
Quadra 1 - 16h30 (17h30 de Brasília)
Potito Starace (ITA) x Leonardo Mayer (ARG)
Tommy Robredo (ESP) x Pablo Andujar (ESP)
Frantisek Cermak/Leos Friedl (TCH) x Marcelo Melo/Bruno Soares (BRA)
Daniele Bracciali/Potito Starace (ITA) x Rogério Silva/Júlio Silva (BRA)
Quadra 2 - 16h30 (17h30 de Brasília)
Rui Machado (POR) x Filippo Volandri (ITA)
Lukasz Kubot (POL) x Juan Ignacio Chela (ARG)
Santiago Giraldo (COL)/Leonardo Mayer (ARG) x Igor Andreev (RUS)/Alexandr Dolgopolov (UCR)
Victor Hanescu (ROM)/Filippo Volandri (ITA) x Fabio Fognini (ITA)/David Marrero (ESP)
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário!