Com gol olímpico de R. Carlos, Corinthians vence Portuguesa

Corinthians abre vantagem contra a Portuguesa na estreia dos times no Campeonato Paulista. Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

Corinthians faz 2 a 0 na Portuguesa no Pacaembu

Com direito a gol olímpico do lateral esquerdo Roberto Carlos, o Corinthians estreou no Campeonato Paulista com pé direito neste domingo e bateu a Portuguesa por 2 a 0, no Pacaembu. O volante Paulinho marcou o outro gol do time alvinegro, que não vencia o primeiro jogo no torneio desde 2008.

Com o apoio da torcida, os donos da casa dominaram o primeiro tempo e abriram vantagem, reduzindo o ritmo na etapa final. Além de valer os primeiros três pontos no Paulista, o triunfo manteve a invencibilidade do técnico Tite no comando da equipe. Em nove jogos até o momento, o treinador obteve seis vitórias e três empates.

O Corinthians iniciou o jogo com mais posse de bola, enquanto a Portuguesa mostrava uma postura defensiva. Ainda assim, o time visitante criou a primeira chance de perigo: Ademir Sopa recebeu passe de Dodô na área e desperdiçou grande oportunidade. Na sequência, porém, a equipe alvinegra já abriu o placar. Aos 11min, Bruno César recebeu de Roberto Carlos e ajeitou para Paulinho bater no canto, sem chances para Weverton.

Após o gol, os dois times apertaram a marcação no meio e poucas chances foram criadas. No entanto, Roberto Carlos, destaque da partida deste domingo, aproveitou um vacilo da defesa rubro-verde para ampliar a vantagem aos 19min. O jogador viu Weverton adiantado e cobrou escanteio com efeito. Paulinho deixou a bola passar e ela foi parar no fundo das redes. Gol olímpico do pentacampeão do mundo no Pacaembu.

A Portuguesa tentou responder aos 24min. Jucilei vacilou e Ademir Sopa saiu na cara de Júlio César, mas mandou para fora. Pouco depois, Ronaldo, novo capitão corintiano, deixou Ferdinando no chão, mas carimbou a zaga. O atacante, que teve atuação discreta e atuou por 60 minutos, já havia levantado a torcida em seu primeiro toque na bola, quando deu uma "caneta" em Glauber. Mesmo em ritmo mais lento, os donos da casa ainda quase ampliaram no fim do primeiro tempo. Dentinho cabeceou na área, a bola resvalou em Preto Costa e acertou a trave.

O técnico Sérgio Guedes mexeu no time no intervalo, trocando Ademir Sopa pelo recém-contratado Marcelo Cordeiro, mas a Portuguesa seguiu com dificuldades para criar. O Corinthians aproveitou e inicialmente manteve o controle do jogo. Aos 4min, Bruno César chutou com perigo de fora da área.

A partir daí, contudo, os alvinegros se recuaram e viram a Portuguesa esboçar uma pressão. Aos 20min, o árbitro Luiz Flávio de Oliveira considerou que Júlio César ultrapassou o tempo limite para repor a bola e marcou a infração. Dodô quase acertou o ângulo na cobrança. O experiente artilheiro teve nova chance em seguida, mas parou em defesa do goleiro alvinegro.

O técnico Tite tentou dar novo ânimo ao Corinthians, trocando Dentinho por Danilo e Ronaldo por Edno. Mas a Portuguesa continuou melhor. Aos 33min, Glauber aproveitou falha de Júlio César e só não marcou porque Ralf tirou a bola em cima da linha. Daí para frente, os anfitriões não tiveram muitos problemas para segurar o resultado e quebrar o jejum de oito anos sem vencer o rival da capital no Pacaembu.

Os dois times voltam a campo na próxima quarta-feira. A Portuguesa recebe o Oeste no Canindé às 17h (de Brasília), enquanto o Corinthians visita o Bragantino no Nabi Abi Chedid, às 22h.

Comentários