Em GP tumultuado, Alonso vence e vira líder; Massa é 3º

 . Foto: Reuters

Espanhol da Ferrari conta com abandono duplo da Red Bull para assumir ponta do Mundial

A inédita etapa de Yeongam na Fórmula 1, disputada na manhã deste domingo, foi marcada pelo bom desempenho da Ferrari e o azar que atingiu a dupla da Red Bull, dona da primeira fila do grid de largada. Com os abandonos de Sebastian Vettel e de Mark Webber, o espanhol Fernando Alonso teve o caminho aberto para vencer o tumultuado Grande Prêmio da Coreia do Sul e se tornar o novo líder do Mundial de pilotos a duas corridas para o fim da temporada 2010. Além do piloto da Ferrari, completaram o pódio o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, e o brasileiro Felipe Massa, que se recupera dos maus resultados com o terceiro lugar.

A primeira vez de Yeongam na categoria teve muita confusão nos bastidores, com a indefinição que cercou a largada e atrasou o início sem o safety car na pista por mais de uma hora e quarenta minutos. Sem a mesma chuva do início da madrugada, os pilotos iniciaram a disputa já na 17ª volta, mas ainda assim sofreram com a pista molhada e alguns não conseguiram controlar seus carros, como foi o caso do ex-líder Mark Webber.

O piloto da Red Bull, até então segundo colocado, só atrás do companheiro de equipe Sebastian Vettel, rodou na 19ª volta e atingiu Nico Rosberg, da Mercedes, provocando dois abandonos de uma só vez. Já na parte final da corrida, na volta número 46, Vettel deixou a liderança nas mãos do espanhol, com um problema no motor e confirmou o dia ruim da equipe.

Sem problemas, Alonso acelerou até o final para confirmar sua quinta vitória na temporada e alcançar os 231 pontos, agora no topo da classificação e 11 à frente de Webber. Segundo colocado na Coreia, Hamilton soma 210, contra 206 de Vettel. O atual campeão mundial Jenson Button, que cruzou a linha de chegada com sua McLaren em 12º, permanece na quinta colocação com os mesmos 189 pontos e praticamente dá adeus à disputa pelo título.

Confira como terminou o GP da Coreia do Sul:

1º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari): 2h48min20s810
2º. Lewis Hamilton (ING/McLaren): a 14s999
3º. Felipe Massa (BRA/Ferrari): a 30s868
4º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes): a 39s688
5º. Robert Kubica (POL/Renault): a 47s734
6º. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India): a 53s571
7º. Rubens Barrichello (BRA/Williams): a 1min09s257
8º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber): a 1min17s889
9º. Nick Heidfeld (ALE/Sauber): a 1min20s107
10º. Nico Hulkenberg (ALE/Williams): a 1min20s851
11º. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso): a 1min24s146
12º. Jenson Button (ING/McLaren): a 1min29s939
13º. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus): a 1 volta
14º. Bruno Senna (BRA/Hispania): a 2 voltas
15º. Sakon Yamamoto (JAP/Hispania): a 2 voltas

Não completaram:

Adrian Sutil (ALE/Force India)
Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
Vitaly Petrov (RUS/Renault)
Timo Glock (ALE/Virgin)
Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso)
Lucas di Grassi (BRA/Virgin)
Jarno Trulli (ITA/Lotus)
Mark Webber (AUS/Red Bull)
Nico Rosberg (ALE/Mercedes

Comentários