O Cruzeiro, de Montillo, é líder do Brasileiro com apenas um ponto de vantagem em relação ao Fluminense
Com um nível técnico reconhecidamente elevado, o futebol europeu é, porém, bastante polarizado entre as grandes equipes e exclui os times médios e pequenos de qualquer briga por título ou até por classificação às competições continentais.
Um estudo comparou as últimas cinco edições dos principais campeonatos nacionais da Europa em sua 30ª rodada e concluiu: time pequeno não tem vez no futebol europeu.
Campeonato Inglês: É o melhor exemplo da polarização do futebol europeu. Com as chances de título claramente concentradas no grupo dos quatro grandes do país (Liverpool, Arsenal, Chelsea e Manchester United), o futebol inglês costuma assistir à ascensão e à queda de alguns fenômenos passageiros (como o Manchester City nesta temporada), mas sempre acaba com a briga entre os gigantes na parte de cima da tabela. Prova disso é que desde a temporada 2005/2006, o time que liderou a Premier League em sua 30ª rodada sempre acabou campeão inglês.
Campeonato Espanhol: Na Espanha, a polarização é ainda maior, já que ao invés de quatro grandes, como na Inglaterra, são dois: Barcelona e Real Madrid. Lá, Sevilla, Valencia e Villarreal, os "médios", ainda conseguem brigar por vagas na Liga dos Campeões, mas não têm condições de lutar pelo título nacional.
Campeonato Italiano: Apesar de mais próximo do Brasileiro, a competição viu um domínio da Internazionale nos últimos anos. Isso porque, no país, as crises financeiras, políticas e até de corrupção (caso da Juventus, rebaixada em 2006) não são raras, o que deixa ainda mais clara a importância da organização administrativa. Já na 30ª rodada, a Itália costuma ter apenas dois times no duelo pelo título.
Campeonato Alemão: Com apenas 18 times na tabela, o torneio é, devido aos rígidos controles orçamentários da federação local, o mais próximo da Série A do Brasileiro. Nos últimos cinco anos foram três campeões diferentes (Bayern de Munique, Stuttgart e Wolfsburg) e equipes menores atingindo a classificação para competições europeias.
Campeonato Francês: Depois de viver muito tempo sob o domínio quase hegemônico do Lyon, de Juninho Pernambucano, a França, que tem mecanismos de controle similares aos alemães, voltou a ter uma briga mais aberta pelo título nacional. Nesta temporada, por exemplo, o Auxerre, que não é considerado grande no país, disputa a Liga dos Campeões.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário!