Vencedor do prêmio será conhecido depois da final de domingo
O secretário geral da Fifa, Jerome Valcke, e o diretor executivo da Adidas, Ruben Vardanian, anunciaram nesta sexta-feira os indicados a melhor jogador da Copa do Mundo de 2010. O destaque ficou para o domínio da Espanha, com três atletas candidatos ao prêmio, e para a inclusão do argentino Lionel Messi. Já a Seleção Brasileira terminou sem nenhum nome na lista de dez escolhidos.
Participante da decisão no próximo domingo, a Espanha é o país que mais tem jogadores indicados à "Bola de Ouro". A Holanda, adversária dos espanhóis na final do Mundial, e a Alemanha, que disputa o terceiro lugar, aparecem logo atrás com dois candidatos cada.
Finalistas da Copa do Mundo, os espanhóis colocaram entre os nomeados os meias do Barcelona, Xavi Hernández e Andrés Iniesta, e o artilheiro da equipe de Vicente Del Bosque neste Mundial, David Villa. Adversário da "Fúria" na final, os holandeses tem como candidatos o meia Wesley Sneijder, que já marcou cinco gols na competição assim como Villa, e o atacante Arjen Robben.
Embora tenha sido eliminado já nas quartas de final com a Argentina, Messi também está entre os indicados. Melhor jogador do mundo em 2009, o meia-atacante foi apontado o melhor em campo nas votações do site da Fifa apenas uma vez durante o Mundial, na vitória por 2 a 0 sobre a Grécia.
O Brasil, que também caiu na antepenúltima fase, não tem candidatos a vencer a "Bola de Ouro". Na África do Sul, o País contou com três atletas considerados os principais destaques individuais em suas partidas - Maicon na vitória por 2 a 1 sobre a Coreia do Norte; Luís Fabiano na vitória por 3 a 1 sobre a Costa do Marfim; e Robinho na vitória por 3 a 0 sobre o Chile.
Viva na disputa do terceiro lugar, a Alemanha, assim como a Holanda, torce por dois jogadores na luta pelo prêmio: os meias Schweinsteiger e Özil. O Uruguai, o outro semifinalista da Copa, está representado pelo atacante Diego Forlán.
Já a África não ficou fora da lista graças ao atacante de Gana Asamoah Gyan, responsável por perder o pênalti no último lance da prorrogação contra o Uruguai, ponto crucial para a queda dos ganenses do Mundial, também ocorrida nas quartas.
Os nomes anunciados foram indicados pelo Grupo de Estudos Técnicos da Fifa. A eleição, porém, ficará a cargo de todos os jornalistas credenciados para a Copa, que poderão indicar o jogador de sua preferência a partir desta sexta até o apito final do árbitro inglês Howard Webb no próximo domingo, quando Espanha e Holanda decidem o título no Estádio Soccer City, em Johannesburgo. Os votos são dados por meio do site da Fifa na internet.
Confira abaixo a lista de candidatos ao prêmio de melhor jogador da Copa do Mundo de 2010:
Bastian Schweinsteiger (Alemanha)
Mesut Özil (Alemanha)
Lionel Messi (Argentina)
Andrés Iniesta (Espanha)
David Villa (Espanha)
Xavi (Espanha)
Asamoah Gyan (Gana)
Arjen Robben (Holanda)
Wesley Sneijder (Holanda)
Diego Forlán (Uruguai)
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário!