Na Austrália, ferrarista Alonso atingiu 614 pontos na carreira, mesmo número de Senna
Em reportagem publicada nesta quarta-feira em seu site oficial, o AS aponta que, analisando-se as estatísticas "friamente", Alonso já faz parte de um capítulo importante da Fórmula 1. Assim, lembra que ele, em 141 grandes prêmios disputados, ostenta 614 pontos, o mesmo somatório que Senna obteve em 162.
Esse número de provas a mais do brasileiro é apontado como pressuposto pelo jornal para "ignorar" as mudanças de sistema de pontuação ocorridas ao longo da categoria. De 1984 a 1990, o tricampeão mundial competiu em corridas cujo vencedor ganhava apenas nove pontos. A partir de 1991, os primeiros colocados passaram a ganhar um ponto a mais.
Durante toda a carreira de Senna, apenas os seis primeiros tinham direito a receber pontos, regra que se alterou em 2002, com a inserção dos sétimo e oitavo colocados. Desde o início desta temporada, o ganhador de cada etapa leva 25 pontos e até o décimo marca um, o que aumenta ainda mais a distorção da comparação realizada pelo As.
De qualquer forma, o jornal insiste em elogiar Alonso, dono também da quinta melhor média de pontos por corrida disputada em todos os tempos: são 4,35 pontos, só inferior às de Schumacher (5,49), Juan Manuel Fangio (5,44), Lewis Hamilton (5,17) e Alberto Ascari (4,38).
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário!