Canadá se vinga da Noruega, vence curling e consagra Martin

O Canadá se vingou da Noruega neste sábado e conquistou o bicampeonato olímpico no torneio masculino de curling. Derrotados pelos noruegueses na final de Salt Lake City 2002, os canadenses, donos do ouro em Turim 2006, venceram a partida decisiva dos Jogos de Inverno de Vancouver por 6 a 3.

O título consagra Kevin Martin, 43 anos e capitão do time canadense, que já havia conquistado todas as competições possíveis, menos uma Olimpíada - foi prata em Salt Lake City 2002, após derrota para Noruega, e não esteve presente no ouro angariado em Turim 2006.

Além disso, a medalha de ouro no torneio masculino de curling, conquistada de forma invicta, ameniza a frustração dos donos da casa pela perda da primeira colocação na modalidade entre as mulheres, em uma partida dominada pelo Canadá, mas vencida pela Suécia na última sexta-feira.

O duelo deste sábado foi marcado por grandes jogadas de ambos os lados, mas no final prevaleceu a força do Canadá. Apesar do astro da equipe ser Kevin Martin, John Morris teve um papel decisivo nesta noite.

O primeiro ponto canadense ocorreu no segundo end. Na quarta rodada, John Morris fez uma grande jogada ao tirar, de uma só vez, duas pedras adversárias de perto do círculo central. Assim, anotou o segundo ponto do Canadá.

O time da casa abriu três pontos de vantagem no quinto end e a partida parecia caminhar para uma tranqüila vitória dos canadenses. Contudo, os norueguês conseguiram marcar dois pontos na sétima rodada, equilibrando o jogo.

Porém, antes que a Noruega se animasse, o Canadá voltou a abrir uma boa vantagem. No sétimo end, os donos da casa marcaram dois pontos e chegaram a 5 a 2.

A Noruega diminuiu a desvantagem na oitava rodada, mas, logo no end seguinte, o Canadá voltou a marcar, indo para a etapa decisiva com 6 a 3 no placar. Assim, os canadenses só administraram o resultado, afastando as pedras adversárias.

Kevin Martin partiu para a pedra decisiva e não decepcionou. Afastou a pedra adversária, conquistou o ouro e consagrou-se como um dos astros dos Jogos de Vancouver.

Desta vez, a torcida canadense, que ficou marcada por fazer muito barulho nos jogos de curling, fato pouco comum no esporte, pôde cantar à vontade para comemorar o ouro conquistado.

Comentários