Nos pênaltis, Santos mantém tabu palmeirense e é finalista

O Santos esteve com a classificação próxima durante o tempo regulamentar, mas precisou dos pênaltis para avançar à decisão da Copa São Paulo. Depois de ceder o empate por 3 a 3 mesmo ganhando por dois gols de diferença até os 40min do segundo tempo, o time santista derrotou o Palmeiras por 5 a 3 nos pênaltis da semifinal disputada em São Carlos, neste sábado.

Ramos, considerado a maior promessa da categoria de base palmeirense, errou o quarto pênalti do Palmeiras. A classificação ficou nos pés de Renato, que converteu a quinta tentativa santista. O resultado mantém o tabu palmeirense de nunca ter conquistado o torneio disputado desde 1969.

No tempo normal, o Santos abriu 2 a 0 com golaços de Alan Patrick e Renan, mas a situação se complicou depois da expulsão de Alan Fernando, aos 25min do segundo tempo. O Palmeiras diminuiu com Patrick, sofreu mais um gol (de Tiago) e chegou ao empate com gols aos 41min e aos 44 min de Gabriel e Patrick.

Na decisão, agendada para as 10h (de Brasília) da próxima segunda-feira, no Estádio do Pacaembu, os santistas vão enfrentar o São Paulo, que na outra semifinal passou pelo Juventude.

Campeão em 1984, o Santos busca o segundo título da Copa São Paulo. Já o time do Morumbi pode ser tricampeão em sua nona final da competição.

O Santos abriu o placar aos 25min do primeiro tempo. Alan Patrick cobrou falta da intermediária e acertou o ângulo de Borges.

A partir deste lance, o Santos deve a manutenção do placar até o intervalo ao goleiro Rafael, que fez grandes defesas. Na mais impressionante delas, Bruno Turco chutou de longe e o santista colocou para escanteio.

No segundo tempo, o Santos controlou a pressão e ampliou com outro golaço aos 21min. Renan Mota recebeu de Alan Patrick na entrada da área e chutou forte, no ângulo direito de Borges.

A situação parecia tranquila para os santistas até a expulsão de Alan Fernando, aos 25min por brecar com falta um contra-ataque palmeirense. Quatro minutos mais tarde, Patrick acertou um chute com curva e enganou o goleiro Rafael, diminuindo o placar 2 a 1.

Pressionado, o Santos conseguiu no contra-ataque ampliar. Aos 37min, Tiago invadiu a área pela esquerda, passou por Wellington e, quase caindo, tocou na saída do goleiro.

O gol não abalou o Palmeiras e a persistência foi premiada com o empate. Primeiro, aos 42min, Gilsinho cruzou da esquerda, Ramos deixou a bola passar e Gabriel apareceu para chutar forte e diminuir para 3 a 2.

A igualdade veio aos 44min. Francinei fez boa jogada pela ponta esquerda e cruzou na segunda trave. A bola passou por Rafael e Patrick, sozinho, completou para as redes.

Nos pênaltis, acertos até o quarto pênalti palmeirense, defendido por Rafael em cobrança de Ramos. Na sequência, Renato foi para a cobrança e definiu a classificação santista.

Comentários