África do Sul "esconde" festa do sorteio da Copa

O Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2010 promete uma grande festa para sexta-feira, dia do sorteio dos grupos do maior evento do futebol mundial. Os sul-africanos acertam os últimos detalhes no Centro Internacional de Convenções, na Cidade do Cabo.

Durante a tarde de segunda-feira, a movimentação foi intensa nos corredores que dão acesso ao palco principal do local, onde serão sorteadas as bolinhas com os nomes dos 32 países que vão ser divididos em oito grupos.

O Terra foi liberado por um dos seguranças para acompanhar parte do ensaio geral, mas não pôde registrar imagens. Centenas de jovens sul-africanos faziam danças típicas ao som de muita música nativa. Dois minutos depois, o mesmo rapaz pediu a saída da reportagem da área restrita, já que todos os ensaios são fechados.

O sorteio, que começa às 15h (de Brasília), terá ainda a participação do Coral Gospel de Soweto, vencedor do Grammy em 2007, que se apresentará ao lado de Johnny Clegg, um dos maiores nomes da música sul-africana e símbolo da luta contra o apartheid - regime de segregação racial - no país.

O evento será transmitido para um recorde de 200 países. Para fazer uma comparação, em 2005, seis meses antes do Mundial da Alemanha, 137 países acompanharam a definição dos grupos do torneio que seria conquistado pela Itália.

A Cidade do Cabo já respira a Copa do Mundo. No aeroporto e nas ruas, bandeiras dos países e cartazes com o logotipo do evento chamam a atenção dos visitantes. A "Cidade Mãe", principal destino turístico sul-africano, quer fazer bonito e deixar uma boa impressão para 2010.

Comentários