O que aconteceu com o Palmeiras?

A derrota do Palmeiras por 2 a 0 diante do Santo André, na quarta-feira, acendeu de vez o alerta no Palestra Itália. Já são quatro jogos sem vencer, contabilizando três derrotas, e a folga na liderança do Campeonato Brasileiro pode ir por água abaixo.

Há quatro rodadas, o Palmeiras, que acabara de bater o Santos na Vila Belmiro, se via cinco pontos à frente do vice-líder e nove pontos à frente do quinto colocado. Ao fim desta rodada 31, o Atlético-MG pode encostar e ficar a um ponto dos palmeirenses, enquanto o embalado Flamengo, hoje quinto lugar, pode ficar a três pontos de distância.

Nas quatro partidas recentes em que não venceu, o Palmeiras viu seu poder de reação ser testado pelos adversários - Avaí, Náutico, Flamengo e Santo André. Em todas elas, saiu atrás do placar, e só contra os catarinenses buscou o empate. Sair atrás é a sina do "Muricy palmeirese": aconteceu em 10 dos 17 jogos no clube.

Com relação aos fundamentos, o Palmeiras pouco finalizou contra Avaí, Náutico e Flamengo - foram apenas cinco chutes a gol, segundo dados do Footstats. Neneca, do Santo André, precisou trabalhar mais (foram nove bolas no gol), mas conseguiu segurar o adversário, que ainda acertou a trave duas vezes.

A insistência nos cruzamentos para a área também se repetiu nos últimos quatro jogos, quando o Palmeiras errou 23, 15, 21 e 20 bolas alçadas, respectivamente. Considerando todo o Brasileiro, os palmeirenses não insistem tanto no fundamento - é apenas o décimo que mais se utiliza do artifício. Pressionado, o time de Muricy testa sua criatividade com cruzamentos.

Time mais faltoso do Campeonato Brasileiro, com uma média de 21,19 faltas cometidas por jogo, o Palmeiras deu mais espaços aos adversários e sofreu nove gols nas últimas quatro partidas. Especialmente contra Avaí e Santo André, fez poucas faltas: 17 e 16, respectivamente.

Diante do Náutico, em que sofreu sua pior derrota (3 a 0) na competição e atuou sem sete titulares ideais de Muricy, o Palmeiras apresentou números desastrosos. Desfigurado, fez 27 faltas, apenas 13 desarmes, finalizou pouco, 13 vezes, sendo somente cinco a gol. Com média de 19 lançamentos certos por jogo, acertou apenas sete nos Aflitos.

John: É o pior momento do Palmeiras no campeonato

Comentários