Na estreia de René, Portuguesa leva virada do Vasco

O Vasco enfrentou a Portuguesa neste sabado, no Canindé, e frustrou a estreia do técnico René Simões no time da casa. Com uma vitória de virada sobre o rival paulista, por 3 a 1, o time carioca manteve não só a vice-liderança da Série B do Campeonato Brasileiro, como também seguiu com chances de terminar esse primeiro turno da competição na ponta.

O resultado deixou o Vasco com 36 pontos, ao lado do Atlético-GO, mas em desvantagem no número de vitórias (11 a 10). Já a Portuguesa parou nos 27, se manteve fora do G-4 e ainda acabou ultrapassada por Figueirense e São Caetano na tabela. Foi a quarta derrota seguida da equipe na competição.

A Portuguesa iniciou a partida atacando o Vasco e a postura surtiu efeito logo aos 4min do primeiro tempo, quando Dinei recebeu a bola dentro da área cruzmaltina e, com liberdade, chutou rasteiro, na saída de Fernando Prass: 1 a 0.

Atrás no placar, o Vasco criou as melhores chances de gol até Dinei acertar o travessão de Fernando Prass, aos 37min, e reequilibrar o jogo. O time da casa, aliás, quase ampliou o marcador aos 44min, com Héverton, arrematando de letra.

No segundo tempo, a Portuguesa desperdiçou boas chances para ampliar o placar e acabou castigada aos 11min, quando o Vasco empatou o jogo com Gian, de cabeça. No minuto seguinte, Ygor, do time da casa, acabou expulso de campo.

Nem deu tempo, porém, para o Vasco aproveitar a vantagem numérica: aos 14min, Ernani cometeu falta dura e também foi expulso de campo. Com mais espaço, as duas equipes se lançaram ao ataque e quem marcou foi os visitantes, aos 37min, com Adriano, após cruzamento de Alex Teixeira.

Buscando desesperadamente o empate, a Portuguesa sofreu mais duas expulsões: Thiago Gomes e Preto, este depois de cometer um pênalti em cima de Enrico. Na cobrança da penalidade, aos 49min, Élton acertou o ângulo direito de Fábio.

Portuguesa e Vasco encerram suas participações no primeiro turno da Série B na semana que vem. O time paulista irá até a Paraíba para encarar o Campinense, terça-feira, às 21h (de Brasília), enquanto a equipe carioca pegará o Ipatinga no sábado, às 16h10, no Maracanã - torcendo também contra o Atlético-GO para fechar o primeiro turno na liderança.

Ficha técnica:

Gols
Portuguesa: Dinei, aos 4min do 1º tempo
Vasco: Gian, Adriano e Élton, aos 11min, 37min e 49min do 2º tempo

Lances bizarros
- Aos 30min do primeiro tempo, Dinei tentou proteger a bola próximo à bandeira de escanteio, mas pisou em cima dela e caiu fora do campo, cedendo assim o lateral ao Vasco

Ponto Forte da Portuguesa
Troca de passes no ataque e avanços pelos lados do campo

Ponto Forte do Vasco
Marcação no meio-de-campo e cruzamentos de bola parada

Ponto Fraco da Portuguesa
Falta de pontaria e nervosismo depois de levar a virada

Ponto Fraco do Vasco
Espaço dado pelos zagueiros aos atacantes rivais

Personagem do jogo
Adriano, autor do gol que colocou o Vasco em vantagem e desestabilizou a Portuguesa

Destaque negativo do jogo
Três expulsões do lado da Portuguesa e uma contra o Vasco

Esquema Tático Portuguesa
4-4-2
Fábio; Fernandinho (Simão), Bruno Rodrigo, Thiago Gomes e Anderson Paim; Acleisson, Ygor, Preto e Fellype Gabriel (Héverton); Dinei (Kempes) e Edno. Técnico: René Simões

Esquema Tático Vasco
3-5-2
Fernando Prass; Mateus (Amaral), Gian e Vilson; Ernani, Souza, Nílton (Adriano), Enrico e Alex Teixeira; Carlos Alberto (Rafael Morisco) e Élton. Técnico: Dorival Júnior

Cartões Amarelos
Portuguesa: Bruno Rodrigo, Acleisson, Héverton e Edno
Vasco: Mateus e Souza

Cartões Vermelhos
Portuguesa: Ygor, Thiago Gomes e Preto
Vasco: Ernani

Árbitro
André Luiz Castro

Comentários